Meghan Markle e o príncipe Harry revelaram ao mundo, nesta quarta-feira (8), o rostinho e o nome do novo bebê real, dois dias após seu nascimento. O primeiro herdeiro do casal recebeu o nome de Archie Harrison Mountbatten-Windsor.
A escolha foi considerada inusitada e surpreendeu muita gente, já que não figurava nas principais casas de apostas, que apontavam como favoritos clássicos ingleses como Arthur. O bebê também não tem três nomes, uma tradição na família real.
Mas o que será que levou o casal real a escolher esse nome? Qual o significado de Archie Harrison?
Segundo a imprensa britânica, os dois nomes são frequentes tanto na Inglaterra, quanto nos Estados Unidos, terra natal da duquesa de Sussex.
Archie significa "genuíno", "ousado" ou "corajoso", e é mais popular na Europa que na América. Era, originalmente, uma forma abreviada de Archibald, um nome que começou a ser disseminado lá em 1600. No entanto, agora já não é mais visto apenas como apelido.
Archie nada mais é do que uma versão atualizada e abreviada de Archibald, e, por isso, mais moderna. Foi o 18º nome de menino mais registrado na Inglaterra em 2017, segundo a BBC.
Já Harrison é mais popular que Archie nos Estados Unidos (quem lembrou de Harrison Ford?), embora também seja relativamente comum no Reino Unido. E, muito apropriadamente, Harrison na tradução literal pode significar "filho de Harry" (Harry+son).
O especialista em família real Richard Fitzwilliams disse que a individualidade mostrada por Harry e Meghan na escolha pelo nome do bebê real é "maravilhosa" e "rejuvenesce a monarquia".
– É uma escolha única, por um casal único que está fazendo as coisas de uma maneira única – disse ele.
Entre os "Archies" famosos estão Archie Andrews, personagem dos quadrinhos Archie Comics, e Archie Mitchell, um vilão da série Riverdale.
Sobrenome?
Archie é o oitavo bisneto da rainha Elizabeth, 93 anos, e de seu marido Philip, 97, e o quarto neto do príncipe Charles, 70 anos, herdeiro do trono britânico.
Mountbatten-Windsor é o sobrenome que foi criado em 1960, combinando os da rainha e de Philip, quando eles se casaram.
Para a jornalista Penny Junor, outra especialista na história da família real, a inclusão é uma bela homenagem ao duque de Edimburgo:
– O príncipe Philip nunca teve permissão para chamar seus filhos pelo sobrenome. Acho que é uma homenagem muito legal ao avô de Harry.
Príncipe?
Diferente dos primos George e Louis, por enquanto, o bebê de Meghan e Harry não tem o título de príncipe. De acordo com uma decisão do Rei George V em 1917, apenas o primogênito do filho mais velho do príncipe de Gales (no caso, o filho de William, George) tinha o direito de ser chamado Sua Alteza Real e príncipe. Em dezembro de 2012, porém, a rainha Elizabeth II estabeleceu novas regras que diziam que todos os filhos de William e Kate teriam o título.
Mas até agora, essa decisão não se aplica aos filhos de Meghan e Harry. A expectativa até o momento é de que o menino seja chamado de Conde de Dumbarton (seguindo um dos títulos do pai), a não ser que a monarca interceda.
Bebê é o sétimo na linha de sucessão ao trono
Com o nascimento de Archie, a linha sucessória ao trono da Corte Britânica foi atualizada. Sobrinho do príncipe William e primo de George, Charlotte e Louis, o primogênito de Harry e Meghan é o sétimo na linha de sucessão. Nada foi mexido nas primeiras posições. Seu pai, Harry, segue sendo o sexto na lista dos herdeiros, atrás até mesmo de seus sobrinhos.
Quem cai uma posição é o segundo filho da rainha Elizabeth, príncipe Andrew, irmão de Charles — todos os que estão abaixo dele também ficam ainda mais distantes do poder.