Em maio ocorre a coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla Parker Bowles, sucessores da Rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro do ano passado. Para a cerimônia, o pedido da própria futura rainha é que seus netos segurem o dossel na cabeça da avó enquanto ela é consagrada com óleo sagrado, uma função de destaque e importância na celebração.
Segundo o site Splash do Uol, a atuação será uma quebra de protocolo da tradição real, já que geralmente é realizada por duquesas. A rainha tem cinco netos, Lola de 15 anos, e Freddy de 13, são filhos do primeiro filho, Tom Parker Bowles. Já Eliza, 15, e os gêmeos Louis e Gus, 13, da filha mais nova, Laura Lopes. Eliza já é conhecida dos holofotes britânicos por ter sido uma das daminhas de honra do príncipe William e Kate Middleton em 2011.
Outras mudanças serão destaque do evento que, até então, ocorria de forma tradicional. A primeira, conforme o The Times, é destacar a família real moderna. Por isso, também marcarão grande presença o filho, William e o neto, George. O príncipe Harry e Meghan Markle ainda não confirmaram se irão à coroação.
– Muito pode acontecer até lá. Mas a porta está sempre aberta. Agora é com eles. Há muito a ser discutido e eu realmente espero que eles estejam dispostos a sentar e conversar – disse o príncipe, que no início de 2023, lançou o livro Spare, em que contou detalhes nunca antes expostos sobre seu dia a dia como integrante da família real.
Por fim, outra ação que se tem expectativa de ocorrer mas não é prevista nos protocolos reais é a presença de outros reis e rainhas para a coroação, que serão convidados por Charles, como informado pelo Daily Mail. O evento deve contar com cerca de duas mil pessoas, menos do que a coroação de 1953 de Rainha Elizabeth, com oito mil.