Mais uma vez, o Rio Grande do Sul tem uma representante entre as finalistas do Miss Universo Brasil. O concurso divulgou, nesta segunda-feira (4), seu Top 5 na disputa pela coroa e ele inclui a pelotense Alina Furtado, de 26 anos. Ela representou o Estado no Miss Brasil Mundo 2021, do qual conquistou o segundo lugar. Caso seja a grande vencedora, a gaúcha representará o País no Miss Universo, que está previsto para ocorrer no final deste ano.
Além de Alina, também estão na final Rebeca Portilho, do Amazonas, Isa Murta, de Minas Gerais, Mia Mamede, do Espírito Santo, e Luana Lobo, do Ceará.
Diferente das outras edições, esta não está sendo feita em forma de concurso. As escolhas estão sendo realizadas em formato de casting (audição), processo de pré-seleção comum nas artes cênicas.
A cada corte, a produção anuncia o resultado nas redes sociais. Inicialmente, eram 26 competidoras. Ao longo da edição, esse número caiu para 16, depois para 10 e, agora, está em cinco. A previsão é de que a vencedora seja conhecida até o final de julho.
Em busca da coroa
No ano passado, a coroa do Miss Universo foi para a Miss Índia, Harnaaz Kaur Sandhu. Em segundo lugar, ficou Nadia Ferreira, do Paraguai, e a terceira colocação foi de Lalela Lali, da África do Sul. Representando o Brasil, a cearense Teresa Santos não entrou para o top 16 da competição – desde 2011 o país não ficava de fora da lista de semifinalistas.