Na noite desta quinta-feira (19), o Rio Grande do Sul bateu na trave na disputa do Miss Brasil Mundo 2021. Uma das representantes do Estado, Alina Furtado, 25 anos, garantiu o segundo lugar na competição, que teve como vencedora a advogada brasiliense Caroline Teixeira, 23 anos.
O vice-campeonato também foi alcançado pela gaúcha Julia Gama, de 28 anos, no Miss Universo 2020 em maio deste ano. A atriz e modelo terminou a competição em segundo lugar - quem levou a coroa foi a mexicana Andrea Meza.
Não foi a primeira nem a segunda vez que as gaúchas chegaram muito perto da coroa em concursos de miss nos últimos anos. Relembre alguns dos casos mais recentes e que tiveram grande repercussão:
Juliana Mueller, em 2017
A gaúcha Juliana Mueller, 29 anos, por muito pouco não conquistou mais um título de Miss Brasil para o Rio Grande do Sul em 2017. Entre as duas finalistas, ela foi superada pela piauiense Monalysa Alcântara. Cinco dos seis jurados abriram seus votos pela candidata do Nordeste, que se mostrou mais segura e engajada ao responder as perguntas, o que pode ter feito a diferença no resultado.
Priscila Machado, em 2011
A gaúcha Priscila Machado, 35 anos, foi eleita Miss Brasil 2011. Natural de Canoas, Priscila concorreu ao título pelo município de Farroupilha. No mesmo ano, ficou em terceiro lugar na disputa do Miss Universo, perdendo para a Miss Angola, Leila Lopes, que foi a grande vencedora, e para a Miss Ucrânia, Olesya Stefanko, que levou o segundo lugar.
Carolina Prates, em 2007
A gaúcha Carolina Prates ficou com a segunda colocação no concurso Miss Brasil 2007, perdendo para a mineira Natália Guimarães - que foi vice-Miss Universo no mesmo ano.