Kanye West, agora conhecido também como Ye, uma das figuras mais polêmicas do meio artístico, completa 45 anos nesta quarta-feira (8). Com mais de 160 milhões de cópias de discos vendidas ao redor do mundo, o rapper oscila entre o reconhecido talento musical e diversas controvérsias envolvendo sua vida pessoal e imagem pública.
Entre altos e baixos, Kanye nunca deixou de ser referência, tendo construído uma trajetória emblemática. Confira alguns dos principais fatos e polêmicas envolvendo o cantor.
Candidatura à Presidência
Em meio à corrida presidencial de 2020, nos Estados Unidos, disputada acirradamente entre Joe Biden e Donald Trump, o rapper Kanye West também foi uma opção de voto para os cidadãos americanos. Antes de anunciar sua candidatura, Ye foi um forte apoiador de Trump, que presidiu a Casa Branca entre 2017 e 2020.
O cantor recebeu aproximadamente 60 mil dos mais de 80 milhões de votos nas eleições. O seu melhor desempenho foi no Tennessee, no sul do país, onde contou com mais de 10 mil eleitores a seu favor.
Um pouco antes da apuração do último pleito, Kanye publicou em seu perfil no Twitter uma foto sorrindo, com o mapa digitalizado dos Estados Unidos ao fundo da imagem e uma legenda: "Kanye 2024", em alusão a uma futura candidatura.
Lista de inimigos, incluindo Peppa Pig
Em fevereiro deste ano, Kanye compartilhou em suas redes sociais uma lista citando quem são os seus inimigos, e alguns nomes chamaram muito a atenção. O mais surpreendente foi Peppa Pig, personagem de desenho infantil.
Além dela, nomes de artistas como Taylor Swift, Beyoncé, Jay-Z, Billie Eilish, Drake, Justin Timberlake e Bruno Mars foram citados.
Marcas como a Nike e Louis Vitton, o canal MTV e o portal TMZ também aparecem na lista, que traz ainda a premiação American Music Awards.
Falando em premiações...
Kanye conquistou nada menos do que 21 Grammy's. Seu disco My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010) foi eleito o segundo melhor álbum da década.
Apesar de ter suas obras ovacionadas em uma das principais premiações mundiais, Ye ficou de fora das performances durante a cerimônia de 2022. Ele havia sido convidado para cantar no evento, realizado em abril deste ano, porém, os organizadores voltaram atrás. O motivo do cancelamento: seu "comportamento online preocupante", muito por conta das polêmicas envolvendo sua ex-esposa, Kim Kardashian.
Mesmo sem poder cantar no palco da edição de Las Vegas, nos Estados Unidos, ele não foi impedido de concorrer às categorias, mas não levou nenhum troféu para casa.
Relação com Kim Kardashian
O rapper foi casado com a influenciadora digital e empresária Kim Kardashian por sete anos com quem teve quatro filhos: North, de oito anos, Saint, de seis, Chicago, de quatro, e Psalm, de dois.
O casal anunciou a separação em fevereiro de 2021, mas, até o início deste ano, Kanye se mostrou insatisfeito com a decisão. Afinal, foi ela quem pediu o divórcio.
Na época, Kim afirmou que os problemas de saúde mental de Ye a preocupavam em relação ao processo de término, mas que o iminente divórcio poderia ajudá-lo a aceitar, de fato, que estava tudo acabado.
Em diversas ocasiões, o rapper tentou reatar o relacionamento. Durante um show em dezembro do ano passado, Kanye alterou a letra da música Runaway, de seu álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010), cantando: "Eu preciso que você volte correndo direto para mim. Mais especificamente, Kimberly".
No mesmo mês, comprou uma casa em frente à residência onde mora Kim. O artista investiu aproximadamente US$ 4,5 milhões, segundo apurou o jornal Daily Mail.
Em fevereiro de 2022, as brigas envolvendo o ex-casal se estenderam. Kanye cobrava que Kim controlasse melhor o uso do TikTok pela filha North, já que a pequena costuma publicar vídeos da sua rotina, acompanhada pela mãe.
O rapper desaprovou as publicações. "Já que esse é meu primeiro divórcio preciso saber o que fazer sobre minha filha estar sendo colocada no TikTok contra minha vontade", escreveu no Instagram.
Kim não costumava se manifestar publicamente sobre a separação do cantor até os ataques dele envolverem os filhos. Em resposta, ela afirmou que a menina está sempre sob sua supervisão e que o rapper estava indo na direção contrária do que era bom para North.
Problemas com o atual de Kim
Na busca pela retomada do relacionamento com a ex-mulher, Kanye não deixou barato para o atual namorado de Kim, o humorista Pete Davidson. Após diversas ameaças proferidas publicamente pelo rapper, o apresentador do Saturday Night Live, tradicional programa da televisão americana, encarou Ye através de mensagens.
Davidson estaria farto da pressão que Kanye colocava em Kim e nos filhos e ameaçou parar de ser "bonzinho" com o cantor. Durante a conversa, o humorista havia pedido para o rapper tratar o assunto de forma privada, para evitar maior exposição e possíveis traumas para os filhos do ex-casal.
A resposta pública do cantor mostrou que ele não pretendia atender o pedido do namorado de Kim:
— O namorado me manda uma mensagem me antagonizando e se gabando de estar na cama com minha esposa. Eu pensei, bom, quem está cuidando dos meus filhos se ele está me mandando mensagens e se gabando de estar na cama com minha esposa? — questionou Ye, na época.