A rainha Elizabeth II, muito sorridente, compareceu na noite de domingo (15) a um evento em Windsor que marcou a primeira grande celebração do Jubileu de Platina, poucos dias depois de não presidir a abertura do ano parlamentar por seus problemas de saúde.
A monarca, de 96 anos, caminhou com a ajuda de uma bengala para acompanhar o espetáculo equestre A Gallop Through History, que tem a participação de 500 cavalos e 1, 3 mil artistas.
A saúde da rainha é motivo de preocupação desde que, em outubro do ano passado, os médicos determinaram repouso e foi anunciado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a exames que nunca foram explicados.
Desde então, problemas de mobilidade levaram a monarca a cancelar a presença em grandes eventos, o último deles o discurso do trono, do qual só não havia participado em duas ocasiões durante os 70 anos de reinado, a última delas em 1963.
Pela primeira vez, ela foi substituída no importante ato institucional pelo príncipe Charles, o herdeiro de 73 anos, um passo importante na transição progressiva das funções monárquicas.
O comentarista do programa hípico, Omid Djalili, fez uma piada e agradeceu à rainha por ter escolhido o evento, e não a abertura do ano parlamentar, para sua primeira aparição pública desde 29 de março.
O espetáculo de domingo era parte do Windsor Horse Show, competição equestre que a rainha visitou na sexta-feira, e se antecipa aos grandes festejos do jubileu por suas sete décadas de reinado, de 2 a 5 de junho, em todo Reino Unido.