O príncipe Harry e a esposa, a norte-americana Meghan Markle, não se juntarão a outros membros da família real na varanda do Palácio de Buckingham na celebração que inicia a comemoração do jubileu de platina da Rainha Elizabeth. A informação é da agência de notícias internacional Reuters.
Meghan e Harry deixaram suas funções reais em março de 2020 e agora moram nos Estados Unidos e focam o seu trabalho social por meio da Fundação Archewell, batizada em homenagem ao filho primogênito do casal.
Recentemente afastado da vida pública britânica devido a um escândalo de abuso sexual, o príncipe Andrew, segundo filho da rainha, também não comparecerá ao evento.
A rainha decidiu que apenas os membros ativos da realeza se reunirão na varanda para a tradicional cerimônia na quinta-feira, 2 de junho.
— Após uma consideração cuidadosa, a rainha decidiu que a tradicional aparição da varanda colorida deste ano na quinta-feira, 2 de junho, será limitada a Sua Majestade e aos membros da família real que estão atualmente desempenhando funções públicas oficiais em nome da rainha — disse uma fonte do Palácio de Buckingham ao jornal britânico The Guardian.
Membros da família real, incluindo Harry e Meghan, se estiverem no Reino Unido, serão convidados para eventos do jubileu de platina, incluindo um serviço de ação de graças na Catedral de São Paulo.
Os assessores do palácio não comentaram se o fim de semana do jubileu possa ter uma segunda aparição na varanda no domingo, no dia 5 de junho, na qual poderão ser convidados familiares mais amplos.
A fonte disse que os membros da família serão convidados para os eventos do jubileu.
— Sempre deixamos isso claro — afirmou.
Neste ano, a Rainha Elizabeth completa 70 anos desde que assumiu o trono da Inglaterra. Para celebrar a data, foi programada uma série de eventos entre os dias 2 e 5 de junho.