A princesa do pop cresceu. Nesta quinta-feira (2), a cantora Britney Spears, que despontou como uma das grandes promessas da indústria musical no início dos anos 2000, completa 40 anos. Além de seu inegável legado para a música pop, a artista também fez história ao protagonizar diversas polêmicas por conta de sua vida pessoal desde a adolescência, sempre nos holofotes.
Recentemente, um dos assuntos mais comentados na mídia foi a relação com o seu pai, Jamie Spears. Após 13 anos de tutela, a decisão da juíza Brenda Penny no mês passado pôs fim ao regime que colocou o pai da cantora no controle da vida dela.
Para marcar suas quatro décadas de vida, reunimos também quatro momentos de sua trajetória pessoal que tiveram grande repercussão na mídia. Relembre:
Relacionamento com Justin Timberlake
O relacionamento de Justin e Britney é conhecido como um marco no mundo pop no início dos anos 2000. Os dois namoraram por quatro anos depois de se conhecerem no programa do canal por assinatura Disney Channel, The Mickey Mouse Club. Eles terminaram em 2002, na mesma época em que o cantor escreveu Cry Me a River, canção que ficou muito conhecida por ser dedicada à ex-namorada e insinuar que ela havia o traído. No clipe da música, inclusive, aparece de relance uma foto do casal.
Em fevereiro deste ano, o cantor usou seu perfil do Instagram para fazer um pedido público de desculpas para Britney. No texto, o artista afirmava ter cometido "erros" que contribuíram para "um sistema que tolera a misoginia e o racismo".
"Eu vi as mensagens, tags, comentários e preocupações e quero responder. Lamento profundamente os momentos da minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei fora de hora ou não defendi o que era certo. Entendo que falhei nesses momentos e em muitos outros e me beneficiei de um sistema que tolera a misoginia e o racismo. Eu quero me desculpar especificamente com Britney Spears e Janet Jackson individualmente, porque eu me importo e respeito essas mulheres e sei que falhei", escreveu ele em um trecho da publicação.
O artista estava sendo cobrado pelos fãs desde que o documentário Framing Britney Spears foi lançado, na semana anterior. Parte da produção aborda o fim do relacionamento dos dois e sugere que o cantor teria se aproveitado para colocá-la como "vilã" e se beneficiado da situação.
Beijo em Madonna no VMA
Assim como Britney é considerada a princesa do pop, é consenso que Madonna ganha o título de rainha da categoria. Uma das fotos mais icônicas da história da música foi clicada quando as duas se beijaram durante a performance de abertura do MTV Video Music Awards em 2003, no Radio City Music Hall, em Nova York. Além de Britney, Madonna também beijou Christina Aguilera, que cantava com elas na noite.
Na época, o término de Britney e Justin ainda movimentava os tabloides. Inclusive, naquela noite, Cry Me A River levou dois prêmios e foi indicada na categoria Videoclipe do Ano, a principal da premiação. Após o beijo das duas, é claro que a câmera apontou para o jovem cantor, que assistia à cena incrédulo na plateia.
Ataque ao fotógrafo com guarda-chuva
"Se a Britney sobreviveu a 2007, você sobrevive a este dia". A frase anterior é uma espécie de meme que tem circulado nas redes sociais nos últimos anos e resume bem o que este período representou para a cantora. Em especial, o mês de fevereiro daquele ano ficou conhecido como um dos momentos mais nebulosos da vida de Britney.
Tudo começou no dia 17, quando correu o mundo a informação de que a cantora havia entrado em um salão de beleza e raspado a cabeça. O momento foi registrado por dezenas de paparazzi, e as fotos marcaram o "colapso" da cantora, que durou cerca de dois anos e quase acabou com a sua carreira.
Alguns dias depois, em 21 de fevereiro, Britney parou para abastecer o carro em um posto de gasolina e, enquanto era fotografada por um grupo de paparazzi, ficou irritada e atacou os profissionais com um guarda-chuva. As imagens, mais uma vez, estamparam as capas de revista do mundo todo. Nas semanas seguintes, ela passou por diversas internações em clínicas de reabilitação e desintoxicação em razão do uso de drogas. Em outubro do mesmo ano, ainda perdeu a guarda dos filhos para o ex-marido, o dançarino e rapper Kevin Federline.
Nos primeiros dias de 2008, Britney se negou a entregar os filhos para o segurança de Federline ao final de uma visita. O episódio culminou em mais uma internação em um hospital psiquiátrico e na perda do direito de ver os filhos. A partir daí, Jamie Spears assumiu a tutela dos negócios, do patrimônio e dos assuntos pessoais da filha.
Última internação em clínica psiquiátrica
Em 2019, Britney foi internada pela última vez em uma clínica psiquiátrica. Em abril daquele ano, a artista saiu do local acompanhada do namorado Sam Asghari e um segundo carro recolheu seus objetos e malas para levar até sua residência, na Califórnia.
A cantora havia dando entrada na clínica de saúde mental em março. Segundo informações apuradas na época pelo site TMZ, a artista estaria "abalada" com o tratamento de seu pai, que havia enfrentado duas cirurgias após complicações no intestino.
Já em junho deste ano, o jornal New York Times divulgou que a cantora expressou forte oposição ao controle excessivo de Jamie Spears e à tutela na Justiça há anos. Em documentos obtidos pela publicação, Britney afirmou que foi forçada a se internar em 2019. O episódio teria sido uma "punição" por ela ter sugerido ou criticado algo em um dos ensaios que participava antes da estreia de uma temporada de shows em Las Vegas.