Nesta sexta-feira (12), o cantor Justin Timberlake usou seu perfil do Instagram para fazer um pedido público de desculpas para a ex-namorada, a cantora Britney Spears, e para a também cantora Janet Jackson. No texto, o artista afirma ter cometido "erros" que contribuíram para "um sistema que tolera a misoginia e o racismo".
"Eu vi as mensagens, tags, comentários e preocupações e quero responder. Lamento profundamente os momentos da minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei fora de hora ou não defendi o que era certo. Entendo que falhei nesses momentos e em muitos outros e me beneficiei de um sistema que tolera a misoginia e o racismo. Eu quero me desculpar especificamente com Britney Spears e Janet Jackson individualmente, porque eu me importo e respeito essas mulheres e sei que falhei", começou ele.
O artista estava sendo cobrado pelos fãs desde que o documentário Framing Britney Spears foi lançado na semana passada. Parte da produção aborda o fim do relacionamento de Justin e Britney, em 2002, e sugere que o cantor teria se aproveitado para colocá-la como "vilã" e se beneficiado da situação.
Já o pedido de desculpa para Janet pode ser explicado pela apresentação do intervalo do Super Bowl de 2004. Naquele ano, a artista comandava o show e convidou Justin para apresentar uma música com ela. No final da performance, ele puxou o sutiã de Janet e ela ficou com os seis à mostra por alguns segundos.
"Eu também me sinto compelido a responder, em parte, porque todos os envolvidos merecem o melhor e, mais importante, porque esta é uma conversa mais ampla da qual desejo de todo o coração fazer parte e crescer", continuou ele.
"A indústria é falha. Isso define os homens, especialmente os brancos, para o sucesso. É projetado desta forma. Como um homem em uma posição privilegiada, tenho que falar sobre isso. Por causa da minha ignorância, não reconheci tudo o que aconteceu enquanto estava acontecendo em minha própria vida, mas não quero jamais me beneficiar do fato de os outros serem derrubados novamente".
Por fim, disse querer "assumir a responsabilidade" por seus próprios erros, e diz se preocupar com o bem-estar das pessoas que "ama e amou".
"Não fui perfeito em navegar tudo isso ao longo de minha carreira. Eu sei que este pedido de desculpas é um primeiro passo e não absolve o passado. Quero assumir a responsabilidade por meus próprios erros em tudo isso, bem como fazer parte de um mundo que eleva e apoia. Me preocupo profundamente com o bem-estar das pessoas que amo e amei. Posso fazer melhor e farei melhor", garantiu.
Veja o post:
Nos comentários, sua esposa, a atriz Jessica Biel, mostrou apoio à atitude do marido e comentou: "Eu te amo".
O relacionamento de Justin e Britney é conhecido como um marco no mundo pop no início dos anos 2000. Os dois namoraram por quatro anos depois de se conhecerem no programa do canal por assinatura Disney Channel, The Mickey Mouse Club. Eles terminaram em 2002, na mesma época em que o cantor escreveu Cry Me a River, canção que ficou muito conhecida por ser dedicada à ex-namorada.