O fim da tutela de Britney Spears foi determinado na tarde desta sexta-feira (12) em uma audiência da Califórnia. A decisão da juíza Brenda Penny foi proferida 13 anos após o início do regime que colocou o pai da cantora pop, Jamie Spears, no controle da vida dela.
De acordo com a revista Variety, a audiência desta sexta foi breve e tranquila, já que todas as partes concordaram com o fim da tutela. Britney não estava presente no tribunal.
Em seus perfis oficiais no Twitter e no Instagram, a cantora comemorou a decisão e o apoio da multidão de fãs, que foi para a frente do tribunal se manifestar e festejar o fim da tutela. "Meu Deus, eu amo meus fãs demais!!! Acho que vou chorar pelo resto do dia!!! Melhor dia da vida... louvado seja o Senhor", escreveu ela na legenda do vídeo mostrando a celebração nas ruas, com direito a papel picado cor de rosa jogado para o alto.
O advogado da artista, Mathew Rosengart, em conjunto com Laurie Ann Wright, representante da tutora temporária de Britney, Jodie Montgomery, informaram que elaboraram um plano de transição para o fim da tutela, resguardando tanto as questões pessoais quanto financeiras da cantora.
Além disso, o contador John Zabel, que substituiu Jamie após ele ser removido como tutor, em outubro, terá poder administrativo limitado ao longo desta transição. Os detalhes do plano não foram revelados durante a sessão desta sexta, mas novas audiências foram marcadas para 8 de dezembro de 19 de Janeiro.
Na audiência de outubro, ambas as partes se manifestaram a favor do fim da tutela. Confirmando essa reviravolta, os advogados do pai de Britney pediram seu encerramento imediato. Embora continue a negar que tirou proveito de sua condição de tutor para controlar a vida e a carreira da filha, Jamie disse, recentemente, que a artista "acredita que pode administrar sua própria vida".
Em setembro, Britney afirmou que queria o fim da tutela o mais rápido possível para poder se casar com seu noivo Sam Asghari, em um acordo pré-nupcial. A estrela tem dois filhos com seu primeiro marido, o rapper Kevin Federline. Ela também teve um casamento fugaz em Las Vegas com seu amigo de infância Jason Alexander, anulado 55 horas depois.
Na corte, ela contou que seu pai a impediu de retirar seu dispositivo contraceptivo, apesar de seu desejo de engravidar. Jamie Spears nega essa acusação.