Embora aconselhada a descansar por ordem médica, a rainha Elizabeth II participará de uma cerimônia no domingo (14) em Londres. O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (11).
A soberana de 95 anos, que passou uma noite no hospital no mês passado, teve de estender seu repouso e cancelar sua participação em vários eventos públicos, incluindo as homenagens aos soldados britânicos e da Commonwealth. Mas a rainha havia expressado sua vontade, há duas semanas, de estar presente pelo menos na chamada Cerimônia da Lembrança — evento em homenagem aos soldados falecidos e aos militares veteranos — no próximo domingo em Londres.
"Tal como nos anos anteriores, Sua Majestade assistirá" à cerimônia da varanda do Ministério das Relações Exteriores, explica o comunicado.
Elizabeth II não comparecerá, porém, ao sínodo da Igreja da Inglaterra na terça-feira (16).
A internação da rainha foi a primeira desde 2013 e ocorreu devido à necessidade de realizar alguns exames, sem que mais detalhes sobre seu estado fossem divulgados, alimentando comentários sobre a falta de transparência em relação à saúde da soberana.
Elizabeth II também cancelou sua participação na COP26, a conferência mundial do clima, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia.
Mas a rainha foi vista recentemente ao volante de seu Jaguar, no terreno do Castelo de Windsor, a 40 quilômetros de Londres, sua residência principal neste momento. Uma imagem que tranquilizou os britânicos.
Elizabeth II ficou viúva em abril, quando o príncipe Philip morreu aos 99 anos.