A rainha Elizabeth II, 95 anos, voltou a ser aconselhada por seus médicos a descansar por, pelo menos, mais duas semanas, evitando visitas oficiais e realizando apenas tarefas leves durante o período, informou o Palácio de Buckingham.
Conforme informações do jornal O Globo, o anúncio ocorreu depois da monarca passar uma noite em um hospital para realizar "exames preliminares", após uma agenda apertada cumprida por ela no início do mês.
"Seguindo o conselho dos médicos que disseram a sua majestade que guardasse repouso, a rainha decidiu que o fará durante duas semanas", afirmou o palácio em um comunicado, sem dar mais detalhes do estado de saúde ou os resultados dos exames a qual a monarca foi submetida.
Apesar das recomendações, Elizabeth deve cumprir uma agenda em 14 de novembro, no chamado Domingo da Memória, em que veteranos das forças armadas e mortos em guerra são homenageados todos os anos.
Nos últimos dias, a rainha participou de alguns compromissos por videoconferência desde o Castelo de Windsor, como a entrega da medalha de ouro de poesia ao poeta inglês David Constantine, na qual ela apareceu sorridente em um breve vídeo na quinta-feira (28). Foi também por vídeo que ela apareceu cumprimentando embaixadores estrangeiros.
Também por recomendação médica, Elizabeth II cancelou a ida à Irlanda do Norte e à Glasgow, onde discursaria na próxima semana parente líderes mundiais durante cúpula do clima da ONU, a COP-26.
Conforme informou uma fonte do palácio, ela permanece de bom humor e até gravou um discurso em vídeo para os delegados da cúpula na tarde desta sexta (29). Também por recomendação, ela não irá comparecer a um grande festival organizado por uma entidade britânica no dia 13 de novembro.