Em 29 de abril de 2011, muita gente parou para acompanhar todos os detalhes do casamento de Kate Middleton e do príncipe William. A estimativa é que a cerimônia tenha sido assistida pela televisão por cerca de dois bilhões de telespectadores.
Nesta quinta-feira (29), o duque e a duquesa de Cambridge completam 10 anos de união. Para marcar a data, o casal publicou cliques de uma sessão de fotos especial em sua conta oficial no Instagram.
Veja:
A seguir, relembre 10 curiosidades sobre o casamento real:
O local escolhido
A Abadia de Westminster é uma igreja gótica anglicana intimamente ligada há séculos à monarquia britânica, tanto nos momentos alegres como nos tristes. O templo já recebeu casamentos, coroações e funerais reais, como o da princesa Diana, em 6 de setembro de 1997.
A igreja também foi o cenário escolhido para o casamento da avó de William, a então princesa Elizabeth, com Philip Mountbatten, em 20 de novembro de 1947. Seis anos mais tarde, após a morte do pai, ela foi coroada rainha naquele mesmo lugar.
Uma só aliança
Ao contrário da maioria dos casamentos tradicionais, inclusive dentro da igreja anglicana, o príncipe William optou por não usar aliança após o casamento com Kate Middleton. A decisão é uma preferência pessoal e segue a tradição adotada pelo avô. Seu pai, no entanto, usa o anel matrimonial.
A aliança de Kate foi levada até o altar pelo príncipe Harry, que era padrinho. Ele a entregou diretamente ao irmão, para que este a colocasse no dedo da noiva.
A joalheria Wartski, que fez o anel de casamento para o príncipe Charles quando ele se casou pela segunda vez, em 2005, com Camila Parker-Bowles, foi encarregada da aliança que William deu a Kate. A joia foi feita a partir de um pedaço de ouro galês que pertencia a William, um presente de sua avó. O mimo foi dado pouco depois que ele e Kate anunciaram seu noivado, em novembro de 2010.
Vestido da noiva
O vestido de noiva de Kate foi criado pela estilista Sarah Burton, diretora de criação da grife Alexander McQueen – uma das favoritas da duquesa. A corseteria de inspiração vitoriana é uma assinatura de McQueen.
Embora a cauda tivesse quase três metros de comprimento, seu tamanho não foi considerado nada astronômico se comparado a outros modelos. O colarinho de renda e as mangas compridas da peça renderam comparações com o modelo usado por Grace Kelly em seu casamento, o vestido da rainha e o estilo de noiva dos anos 1950.
Uma declaração oficial confirmou que Kate quis "combinar tradição e modernidade com a visão artística que caracteriza o trabalho de Alexander McQueen".
Votos
Seguindo o exemplo da sogra, Lady Di, Kate não prometeu obedecer ao príncipe William nos votos de casamento. Ela prometeu "amar, confortar, honrar e proteger" o futuro marido – os votos tradicionais para a mulher costumam citar "love, cherish and obey" (amar, cuidar e obedecer, em português). A mãe de William também optou por não dizer que obedeceria Charles durante a cerimônia em 1981. Futuramente, Meghan Markle faria o mesmo.
Convidados
No casamento de William e Kate, 1,9 mil pessoas foram convidadas para a cerimônia religiosa na Abadia de Westminster. Por ser o segundo na linha de sucessão da coroa britânica, o casamento de William foi considerado uma cerimônia de Estado – e por isso líderes políticos foram chamados.
Além de todos os embaixadores no Reino Unido, o premier à época, David Cameron, também compareceu. As festas foram mais privadas – apenas 600 participaram da recepção no Palácio de Buckingham e 300 do jantar.
O bolo da festa
William e Kate tiveram um bolo tradicional: de frutas secas e cristalizadas, com licor, decorado com creme e cobertura branca, feito pela confeiteira Fiona Caims. Ele foi coberto com 900 flores e folhas de açúcar. Entretanto, o que desperta curiosidade é que o bolo causou uma pequena bagunça no Palácio de Buckingham. Para que ele pudesse chegar ao cômodo onde foi disposto, uma porta foi derrubada.
Fiona Cairns, a líder da equipe que fez o doce, comentou, no documentário da ITV The Day Will and Kate Got Married, os detalhes do processo para que o bolo de três metros e oito camadas fosse acomodado sem danos. De acordo com Fiona, a a Rainha Elizabeth II chegou a comentar a situação:
"Lembro-me dela dizendo: 'Ouvi dizer que você está desmontando minha casa'" ela afirma no documentário. "E eu disse a ela: 'Bem, tivemos que abrir uma porta da sala abaixo para que o carrinho passasse com o bolo.' Mas tudo foi colocado de volta, então no final, tudo bem".
Os pedaços que sobraram foram servidos nos batizados dos filhos do casal.
Ameaça de bomba
No documentário The Day Will and Kate Got Married, o comandante da polícia, Bob Broadhurst, relembra o momento em que um homem agiu de forma suspeita perto do hotel onde Kate estava hospedada, aguardando para ir até a cerimônia. O homem deixou o veículo na área próximo ao local, e saiu andando a pé em direção à multidão. A polícia acionou o esquadrão antibombas que tinha 20 minutos, até o momento em que Kate sairia do hotel, para verificar o veículo. Acabaram por descobrir que estava vazio, e o homem foi multado por estacionar em local inapropriado.
Dama de honra especial
Pippa Middleton, a irmã mais nova de Kate, foi a dama de honra do casamento. Por telefone, ela confirmou, com cada um dos convidados, a presença na cerimônia. No dia do casório, ela esteve ao lado da noiva - um dos momentos marcantes foi quando Pippa arrumou a cauda do vestido de Kate, na porta da igreja.
A lista de convidados
Para a data especial, o casal fez questão de convidar todos que conheciam, inclusive o carteiro, Ryan Naylor, os açougueiros da cidade, Sue e Martin Fidler e o dono de um pub, John Haley. Sue afirmou que foi uma surpresa receber o convite. "Martin estava no açougue com o carteiro, ele me chamou e disse: 'Há uma carta para você'. Em seguida, ele explodiu em lágrimas. Eu não podia acreditar que éramos dignos de tal convite".
Look de noivado
É tradição da família real contar com um stylist para ajudar a selecionar as vestimentas. No entanto, Kate optou pelo caminho oposto e decidiu sozinha qual seria sua roupa de noivado. O vestido azul de Issa London, utilizado pela duquesa na sessão de fotos, saiu do guarda-roupa de Kate. A estilista brasileira Daniella Helayel, fundadora e diretora criativa da Issa London, comentou a situação, afirmando que Kate "sempre soube o que lhe caia bem, ela sempre teve seu próprio estilo".