O vestido de casamento da princesa Diana será mostrado ao público em uma exposição que tem previsão de abrir as portas em junho. Criado por David e Elizabeth Emanuel, o modelo, que conta com uma cauda de sete metros, fará parte da mostra Royal Style in the Making, que será instalada no Orangery, no Reino Unido.
A exposição do vestido foi autorizada pelos filhos de Diana, os príncipes Harry e William. A mostra debate as relações entre a moda e a realeza britânica e contará com outras peças da família real, como vestuários raros da coroação dos pais da rainha Elizabeth II e Rei George IV.
Matthew Storey, curador da exposição no Historic Royal Palaces, explicou a proposta do evento:
— Nossa exposição de verão no Palácio de Kensington irá destacar alguns dos maiores talentos do design britânico, cujo trabalho foi fundamental para moldar a identidade visual da família real ao longo do século 20 — conta.
— Estaremos explorando como funcionou a parceria entre cada designer e cliente, e revelando o processo por trás da criação de uma série das mais importantes comissões de alta costura da história real. Embora um dos destaques sem dúvida seja Diana, o vestido de noiva desenhado por Emanuel, da Princesa de Gales, que será exibido no palácio pela primeira vez em 25 anos - temos algumas surpresas reais para os fãs de moda — completa.
O vestido será parte de homenagem aos 60 anos de Diana, que, se estivesse viva, completaria em 2021. Além da lembrança, os filhos da princesa vão inaugurar uma estátua nas proximidades do palácio real.