Em tempos de skincare em alta, a "pele perfeita" - lisinha, sem manchas ou espinhas - virou o objetivo de muitas mulheres ao cuidar da sua rotina de beleza com mais cuidado.
Mas a verdade é que a tal da cútis impecável é praticamente inalcançável. Na esteira dos movimentos que pregam a aceitação corporal, também ganhou espaço o Skin Positivity, que mostra como é comum convivermos com questões como acne - inclusive, na vida adulta.
Nas redes sociais, famosas já falaram abertamente sobre como encararam seus problemas com cravinhos e espinhas para inspirar outras mulheres. Veja:
Em julho, a atriz contou, em seu perfil do Instagram, que enfrentou um problema hormonal que fez surgir muitas espinhas em seu rosto.
"Minha pele estourou do ano passado para cá e volta e meia me batia um desânimo: 'O que está acontecendo?'. Não importava o que eu comia, o quanto eu me exercitava, ela simplesmente pipocava todinha", explicou.
Em seu relato, a artista frisou que as espinhas não podem ser um motivo para que você deixe de se sentir bem com sua própria imagem:
"Espinha é um treco que a mídia faz questão de não mostrar, então ficamos um pouco acuados às vezes de sair mostrando também. Bem, eis aqui e agora a minha pele para vocês!", mostrou. "Isso não pode impedir ninguém de viver a vida livremente e fazer tudo o que quiser".
Julia Konrad
Em uma publicação no seu Instagram com uma foto do rosto sem maquiagem, a atriz Julia Konrad refletiu:
"Se a pele é real, por que escondê-la? Que a acne não te impeça de realizar o sonho da pele glow própria. Liberdade que fala, né?".
Flávia Pavanelli
A influenciadora, que costuma aparecer sempre maquiada nas suas redes sociais, surpreendeu os seguidores ao compartilhar uma foto do rosto com espinhas em junho deste ano. "Era tão dolorido que eu não conseguia encostar a mão no rosto", contou ela sobre período que sofria com acne no rosto.
Em outra ocasião, contou como foi o diagnóstico e o traamento do problema hormonal.
"Não é fácil expor minha pele, mas sempre que vejo tantas mensagens positivas dizendo que ajudo vocês em compartilhar isso me dá vontade de postar sempre. Já tem três anos que não sofro mais com acne, já fiz vídeos e contei que meu problema foi hormonal, mas sinto que informação nunca é demais. Eu comecei achando que meu problema era dermatite e olhem só a importância de profissionais em nossa vida. Consultando com dermatologista e, através de exames, descobri que ia muito além. Foi quando minha pele realmente estourou", relatou.
As espinhas apareceram para a modelo na época da puberdade, o que acabou por afetar sua autoestima, conforme ela contou em entrevista à revista Cosmopolitan.
— Acho que tive acne simplesmente por estar crescendo, o que acontece com muitas pessoas — contou Kendall. — Fiquei muito ligada nisso e realmente arruinou minha autoestima.
A modelo conta que, inclusive, adquiriu o hábito de cobrir o rosto com as mãos ao falar com alguém.
— Eu nem olhava para as pessoas quando falava com elas, sentia que isso era uma afronta. Quando falava, usava minhas mãos para cobrir meu rosto — relatou. — Mesmo depois que as coisas começaram a melhorar, levou algum tempo até eu recuperar a minha confiança — afirmou.
Mas, apesar de ter tratado o problema com dermatologista, hoje a top tem uma visão diferente sobre a questão:
— Eu percebi que isso é parte da vida de algumas pessoas e não define quem você é.
Em 2018, Kendall surgiu no Globo de Ouro com algumas espinhas no rosto e as fotos do seu rosto logo repercutiram nas redes sociais. Em resposta ao comentário de uma fã sobre a ocasião no Twitter, Kendall mandou o recado: “Nunca deixe que esta merda paralise você”.
A atriz fala frequentemente sobre o assunto em suas redes sociais. Em um dos desabafos, relatou que tem acne cística desde os 12 anos, e tem passado por uma fase mais crítica agora adulta. Sincera, Lili não esconde o quanto isso afeta sua autoestima.
“As espinhas estilhaçam minha confiança toda vez que aparecem. Não sei se ou quando conseguirei aceitar minha pele como ela é. Mas tenho esperança de que algum dia eu possa me sentir bonita, mesmo se tiver espinhas”, escreveu ela uma vez.
Mesmo assim, ela encoraja os seguidores a falarem sobre o assunto e não deixarem se abalar.
"Uma espinha no rosto não determina o que eu faço e para onde vou”, declarou em outra ocasião.
A atriz lida com a acne desde a adolescência e costuma falar sobre o assuntoem suas plataformas, compartilhando fotos sem maquiagem para normalizar a questão. Em 2017, desabafou:
“Todo mundo tem acne! Não é segredo que eu lido com a acne — às vezes é aparente, às vezes não. A sociedade nos diz que precisamos ter a ‘pele perfeita’. (...) Vou mostrar minha pele e não importa o que os outros vão dizer”, escreveu em seu Instagram.
Hoje, Bella faz tratamento com microagulhamento. Em maio, compartilhou uma selfie e afirmou:
“Estou orgulhosa da minha pele e do quão longe chegamos”.