Por causa do coronavírus, estamos passando o maior tempo possível dentro de casa. E isso muda alguns hábitos, como os cuidados com a pele – ou a falta deles. Você sabia que a luz emitida por aparelhos eletrônicos como celular e notebook pode causar ou agravar manchas na pele? E que o uso de filtro solar é indispensável, mesmo sem sair para a rua?
Paa esclarecer essa e outras dúvidas, conversamos com as dermatologistas Clarissa Prati e Manuela da Silva:
Preciso usar filtro solar mesmo dentro de casa?
Sim! Por dois motivos.
O primeiro é que, mesmo dentro de ambientes fechados, estamos expostas às radiações ultravioleta A e B. Obviamente em menor proporção, mas mesmo assim elas entram dentro de casa através de portas e janelas, além da reflexão nas superfícies.
A radiação ultravioleta A também pode passar através de vidros. Ela é responsável pelo fotoenvelhecimento da pele, ou seja, pelo surgimento de rugas, linhas de expressão e aumento da flacidez. E mais: as duas radiações podem ocasionar câncer de pele. Então, o filtro solar é indispensável.
O segundo motivo é que, nesse momento de home office, estamos ainda mais expostas à luz visível - aquela emitida por telas de celulares, computadores, notebooks, tablets e lâmpadas fluorescentes.
— Em nível molecular, essa luz visível é absorvida e também causa danos ao DNA, levando à formação de radicais livres, que causam o envelhecimento da pele, com formação de rugas, linhas de expressão e também o surgimento ou agravamentos de melasmas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que essa luz visível também pode causar uma fototoxicidade em pacientes que já tem doenças fotoagravadas, como lúpus — explica Manuela.
Os filtros que protegem da luz visível são os físicos - aqueles mais espessos, ricos em zinco e titânio. Também pode-se usar os filtros solares que têm cor, explica a profissional.
Para mulheres que têm melasma, é comum haver uma piora do quadro quando há uma exposição frequente a telas sem o uso adequado do filtro solar.
— Além de favorecer o cuidado com a exposição, usar o filtro solar neste momento reforça o hábito do uso diário — afirma Clarissa.
O estresse do isolamento pode agravar a acne? Como evitá-las?
Notou que surgiram mais espinhas no seu rosto? Isso tem explicação:
— O estresse pode alterar a liberação de hormônios, o que leva a um estado pró-inflamatório, agravando doenças dermatológicas como dermatite atópica, psoríase, vitiligo, dermatite seborreica e a acne — explica Manuela.
Para evitar o surgimento de espinhas, as profissionais recomendam manter uma rotina de sono adequada - dormir pelo menos sete ou oito horas por noite -, beber bastante água e ter uma dieta balanceada, não exagerando nos alimentos ricos em açúcares e derivados do leite.
— É importante compreender que este não é um período de férias. Se a ansiedade surge, procure atividades físicas e de relaxamento, e não alívio em alimentos muito diferentes do habitual — recomenda Clarissa.
Além disso, é importante manter a rotina de skincare. Lavar o rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele duas vezes ao dia - ao acordar e antes de dormir -, seguido da aplicação de água micelar ou tônico, hidratante e outros produtos recomendados por seu dermatologista.
Uso excessivo de álcool gel causa ressecamento?
Por estarmos lavando as mãos com mais frequência, é normal aumentar o número de irritações e dermatites na pele, além de ressecamentos e eventuais fissuras. Manuela recomenda que, após cada higienização, se utilize um hidratante neutro, sem cor ou perfume, de preferência os que contenham glicerina, silicone, cerâmidas ou ácido hialurônic. Esses são componentes ativos que ajudam na redução da perda de água pela pele.
A profissional também ressalta que o álcool líquido não é indicado para limpeza das mãos, porque evapora rápido e irrita mais a pele. O líquido é inflamável e pode causar queimaduras. Dentro de casa, priorize a lavagem com água e sabão.
A água deve estar na temperatura ambiente ou mais fria - quando quente, resseca mais a pele. Quando for passar o álcool gel, espere que o produto seja totalmente absorvido para realizar tarefas domésticas, principalmente na cozinha.