Com a chegada do novo coronavírus ao país, a pandemia tem mudado a rotina dos brasileiros. Mas, além de reforçar medidas de higiene como lavar as mãos com frequência, é preciso rever hábitos que são corriqueiros no dia a dia de muita gente - como usar acessórios. Mesmo em isolamento social em casa, há quem não abra mão de colocar uma pulseira ou um anel. Para especialistas, esse é o momento de rever o uso de joias e bijuterias.
— As mãos são a principal via de transmissão de vírus e bactérias, e a higienização é a medida mais simples, barata e eficaz para prevenir infecções, incluindo a covid-19 — pondera a infectologista Marina de Almeida Rodrigues da Silva, do Hospital São Lucas da PUCRS. — Mas o uso de adornos, como anéis, pulseiras e relógios, dificulta a higienização adequada das mãos e pode facilitar a transmissão de agentes infecciosos. A recomendação é evitar — sentencia.
A médica explica que não há instruções específicas para garantir a limpeza adequada de acessórios em tempos de coronavírus - um anel, por exemplo, pode ter superfícies irregulares que acabam retendo sujeira e micro-organismos. Para quem trabalha e não pode ficar de quarentena em casa, a medida facilita ainda mais a higienização das mãos - que devem ser lavadas por, pelo menos, 30 segundos, lembra a infectologista.
E a make?
Em tempos de cuidados redobrados com a higiene, a infectologista Patrícia da Silva Fernandes relembra que não há como higienizar os itens de maquiagem devido à composição de seus materiais. Ou seja: nada de emprestar o batom. Mesmo para quem mora na mesma casa que você.
— Se uma pessoa infectada usar um batom pode transferir o vírus presente em secreções orais para o produto e dali para a boca de outra pessoa. É impossível higienizar um batom de maneira segura antes de ser utilizado por outra pessoa — frisa Marina.
A mesma recomendação vale para escovas de cabelo - que, assim como anéis e pulseiras, não são fáceis de desinfetar.
Contudo, produtos em spray, como xampu seco e desodorante, podem ser compartilhados. Antes, é necessário limpar a embalagem com álcool líquido de concentração 70% ou desinfetantes de uso doméstico.
* Colaborou Luísa Tessuto