Todo mundo já ouviu falar em relacionamentos abertos, mas muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas e curiosidades sobre como esta dinâmica funciona na prática.
Em entrevista à Donna para uma reportagem sobre o tema, a psicóloga e terapeuta de casal Tatiana Perez explicou que, efetivamente, não há regras preestabelecidas para esses acordos amorosos. Cada casal cria as suas, conforme suas convicções – e pensando em como dará certo para os envolvidos.
— Quando a gente fala em monogamia, falamos de exclusividade. Na relação não monogâmica, esse contrato de exclusividade vai ser negociado. E essa negociação vai depender muito de cada casal. As pessoas estão começando a entender que, por mais que escolham ficar em uma relação, seus desejos e vontades não se anulam. E não precisam se anular na prática, quando existe essa possibilidade de negociação na relação — afirmou ela.
O assunto veio à tona novamente quando o ator Will Smith abriu o jogo sobre seu casamento com Jada Pinkett Smith, sua esposa há 23 anos, em entrevista para a revista GQ publicada nesta segunda-feira (27). O artista, que estrela a capa de outubro da publicação, explicou que eles nem sempre se relacionaram de forma monogâmica - ou seja, com exclusividade. Aproveitamos a curiosidade do público sobre o tema para listar outros famosos que vivem (ou já viveram!) relações abertas. Confira:
Fernanda Nobre e José Roberto Jardim
A atriz Fernanda Nobre, que é casada com o diretor José Roberto Jardim, compartilhou detalhes sobre a decisão de optar por um relacionamento aberto com o marido em vídeo compartilhado no seu perfil do Instagram no ano passado.
— Neste ano, completamos oito anos juntos, e começamos a nos experimentar nesse lugar faz uns três anos, mais ou menos. Não foi de uma hora para outra, foi aos poucos. Mas foi no auge da nossa paixão, do nosso tesão, do nosso amor e encontro. A gente não começou a abrir para dar uma apimentada porque o relacionamento estava acabando. Não, pelo contrário. No nosso caso, a gente começou a abrir quando tinha certeza de que o nosso encontro era o melhor que existia para a gente — começou ela.
Em seguida, a artista explicou as vantagens que o casal encontrou no relacionamento aberto.
— Cansei da minha existência no ciúme, sabe? Sempre namorei muito e tive namoros longos e sólidos. Casei pela primeira vez com 21 anos e sempre fui monogâmica. Gostava de ser monogâmica, achava que estava sendo leal ao meu comprometimento naquela relação, mas tinha um sentimento que não sabia explicar. Uma sensação, uma insegurança, uma coisa desconfortável. Como se, se não controlasse, ele ia me desrespeitar, me trair — concluiu.
Marco Nanini e Fernando Libonati
O ator Marco Nanini e o produtor Fernando Libonati estão juntos há 32 anos, mas formalizaram a união estável apenas em 2019. Há dois anos, em entrevista ao jornal O Globo, Nanini deu detalhes sobre a dinâmica do relacionamento, definido por ele como "abertíssimo"
— A gente fez uma convenção em Barcelona. Ele queria ir para à boate e eu gosto de ficar em casa. Sou gêmeos com câncer, é uma tristeza. Então, propus: "Nando, vamos fazer o seguinte: faz o que você quiser e eu também posso fazer o que eu quiser”— contou ele.
Mas o ator também revelou que já está mais “quieto” nesse departamento.
— Também não temos mais aquela coisa… Eu, pelo menos, não tenho mais o que querer nesse aspecto. Quero é sombra e água fresca, porque cansa muito, né? — concluiu, aos risos.
Willow Smith
Filha dos atores Jada Pinkett Smith e Will Smith, a cantora de 20 anos fala abertamente sobre o que pensa da monogamia.
— Esse sentimento de "você é meu e de mais ninguém" jamais funcionaria comigo — disse a jovem em 2018 durante uma conversa reveladora da websérie Red Table Talk com a sua mãe e sua avó, Adrienne Banfield-Jones.
Em resposta, Jada acrescentou que, além do sentimento de posse, relacionamentos monogâmicos podem gerar cobranças:
— É complicado. Falo muito sobre isso com outras mulheres casadas e acredito que isso (o modelo monogâmico) gera certa obrigação de fazer sexo — opinou.
Em uma edição posterior do mesmo programa, dessa vez em conversa com seus pais, Willow revelou o desejo de estar em um trisal, quando três pessoas estão em um relacionamento.
— Eu amo homens e mulheres igualmente, então eu definitivamente gostaria de um homem e uma mulher — disse ela. — Eu sinto que poderia ser polifilético com essas duas pessoas.
Em 2019, uma fonte ouvida pelo site Hollywood Life confirmou que Willow está em um relacionamento a três, com um homem e uma mulher, e os pais apoiam a decisão da filha.
Julia Tolezano (a Jout Jout)
A youtuber Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, protagonizava um dos casais mais queridinhos da internet com Caio, seu parceiro de conversas e produções no canal do Youtube. Ao anunciar o término da relação, no final de 2016, a jornalista deixou escapar que os dois mantinham um relacionamento aberto.
A informação deixou muitos seguidores curiosos - e questionadores. Para responder às dúvidas de todos, Jout Jout publicou um vídeo em seu canal falando sobre como funcionava a dinâmica do casal, deixando claro que a falta de exclusividade não foi o motivo do término e que a escolha foi tomada depois de muita conversa entre eles.
Na gravação, ela conta, por exemplo, que uma das regras iniciais estipuladas por eles era a de que os dois não poderiam transar com mais ninguém, apenar beijar - mas, na prática, perceberam que não fazia sentido.