A jornalista Fátima Bernardes passou por uma verdadeira transformação nos últimos anos. Mudou o rumo de uma carreira já consolidada e estreou um programa de entretenimento. Na vida pessoa, se divorciou do marido, o também jornalista William Bonner, com quem era casada há 26 anos, e engatou um romance com um homem 25 mais novo, o deputado federal Túlio Gadêlha. E, é claro, ouviu críticas de todos os lados. Mas também mostra cada dia mais ter se tornado a melhor versão de si mesma.
Para comemorar o seu aniversário de 58 anos, completados nesta quinta-feira (17), reunimos cinco momentos inesquecíveis de Fátima nos últimos tempos. Confira:
William... Hã, Túlio!
Em uma transmissão ao vivo no Instagram do Gshow em abril deste ano, ao mencionar o namorado, Fátima se confundiu e disse "William". Foi durante uma conversa com Pedro Bial. Os internautas, é claro, logo associaram a troca com o nome de seu ex-marido.
— Vim jantar. A gente estava aqui jantando todo mundo, William...Hã, Túlio, Vinicius... — disse ela.
Em postagem em sua conta no Twitter, o pernambucano deixou claro não ter se abalado com o ocorrido.
"Definitivamente, o ser feminino é um ser mais evoluído. O que leva um homem adulto a se sentir ofendido, porque sua companheira, por engano, falou o nome do ex-companheiro? Não é infantilidade. É sentimento de posse. É machismo estrutural. E é insegurança também", escreveu ele.
Fátima respondeu com uma declaração romântica seguida de alfinetada naqueles que quiseram polemizar o equívoco dela: "Meu amor só cresce por quem, como você, sabe fazer leituras inteligentes das situações. Estamos em 2020, né? Muito ainda a evoluir".
Mulher-gato
No Carnaval de 2018, a apresentadora aproveitou o feriado em Olinda, Pernambuco, com o namorado - e, além de ter saído em um bloco de rua, a dupla fantasiou-se de Batman e Mulher-Gato para uma festa temática.Com a repercussão das imagens publicadas nas redes sociais, ela comentou o assunto durante o seu programa.
— Nos comentários, recebi muitos elogios, mas é claro que sempre tem críticas, gente achando que eu não precisava me fantasiar. Mas o legal foi ver algumas mulheres comentando: "Não tenho coragem, mas me sinto representada". Agora pode ter coragem, bota sua Mulher-Gato para fora — disse ela.
Desde então, os dois sempre chamam a atenção no Carnaval com as fantasias mais diferentes e criativas - já teve figurino inspirado em La Casa de Papel, no Super-Homem e na Mulher-Maravilha e até em Power Rangers.
Consciente sobre pressão estética
Em março de 2018, Fátima revelou, durante seu programa, que emagreceu sete quilos graças a uma mudança de hábitos. A combinação entre atividade física e o corte de alguns alimentos foram o segredo para o emagrecimento.
— Todo mundo me pergunta a fórmula e eu sinto a frustração das pessoas quando eu digo que, na verdade, eu aumentei muito a minha atividade física e diminui algumas coisas que eu adoro, como doce e pão. Eu deixei isso para o final de semana — explicou.
Mas, consciente, ela também tocou no ponto do quanto a magreza é associada ao elogio - o tema do programa era transtornos alimentares.
— O elogio a ter emagrecido é muito forte, como se fosse uma vitória na minha vida e, certamente, não é. Eu nunca tinha me sentido gorda antes e percebi que o olhar das pessoas ficou só nisso. Imagino como isso deva pesar para quem tem algum transtorno alimentar — refletiu.
Em defesa de Brigitte Macron
Em meio à polêmica sobre uma atitude do presidente Jair Bolsonaro, que fez comentários considerado ofensivos à esposa do presidente da França, Brigitte Macron, a apresentadora elogiou a primeira-dama francesa. As duas têm uma coisa em comum: se relacionam com homens mais novos e recebem críticas por isso.
A jornalista postou em seu Instagram a imagem da capa do livro Brigitte Macron: L'Affranchie, escrito por Maëlle Brun. Na legenda, escreveu:
"Que ela é inteligente, elegante, corajosa e vinte e cinco anos mais velha que o marido, o presidente da França Emmanuel Macron, eu já sabia. Mas nesse livro a autora se propõe a mostrar a mulher por trás das aparências. Acabei de começar a ler. Acho que vou gostar."
Paixão pela dança
Fátima também não esconde o seu amor pela dança. Ela estudou balé por 17 anos, mas acabou optando por seguir carreira no Jornalismo. No Encontro, conseguiu mostrar esse seu lado aos espectadores. No palco da atração, ela já dançou a coreografia de Bang, ao lado de Anitta, soltou o requebrado junto com o grupo É o Tchan e passou "por baixo da cordinha" - e até aventurou-se no pole dance.
Uma de suas performances recentes mais compartilhadas nas redes sociais foi ao lado da cantora Ludmilla.