Em meio à polêmica sobre a atitude de Jair Bolsonaro, que zombou da mulher do presidente da França, Brigitte Macron, a apresentadora Fátima Bernardes, 56 anos, fez elogios à primeira-dama francesa nesta segunda-feira (26). A jornalista postou em seu Instagram a imagem da capa do livro Brigitte Macron: L'Affranchie, escrito por Maëlle Brun. Na legenda, escreveu:
"Que ela é inteligente, elegante, corajosa e vinte e cinco anos mais velha que o marido, o presidente da França Emmanuel Macron, eu já sabia. Mas nesse livro a autora se propõe a mostrar a mulher por trás das aparências. Acabei de começar a ler. Acho que vou gostar."
Assim como Brigitte, Fátima tem uma diferença de idade para seu namorado. Ela é 25 anos mais velha que o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT).
Seguidores de Fátima Bernardes viram na publicação uma indireta da apresentadora a Bolsonaro.
"Fátima elegante até pra mandar indireta", escreveu uma delas.
"Amo como vc é delicada pra dar esses tapões", afirmou outra.
"Que tapa de elegância, Fátima", comentou mais uma.
No entanto, alguns aproveitaram para criticar a atitude da jornalista:
Um bando de babaca, babando ovo na francesa só pra atacar o presidente", disse uma seguidora.
Bolsonaro está em meio a uma guerra diplomática com o presidente francês em função dos recentes incêndios na Amazônia. No último sábado (24), ao comentar um post do mandatário brasileiro em sua página no Facebook, o seguidor Rodrigo Andreaça escreveu:
"É inveja presidente do macron pode crê" (sic), postando também uma imagem. Na gravura se vê uma foto de Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, abaixo de um retrato de Macron e de sua mulher, Brigitte Macron. Ao lado das fotos dos casais, há os dizeres: "Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?" (sic).
O perfil de Bolsonaro respondeu "não humilha cara. Kkkkkkk" (sic), dando a entender que as recentes críticas de Macron ao presidente brasileiro seriam motivadas por inveja da esposa do brasileiro.
O chefe de Estado francês disse que Bolsonaro fez "comentários extraordinariamente desrespeitosos" sobre a primeira-dama francesa.
— O que eu posso dizer a vocês? É triste, é triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros — disse Macron.
Também nesta segunda-feira (26), a atriz e cantora Gretchen, 60, pediu desculpas ao presidente francês pela atitude do mandatário brasileiro. "Perdão, presidente Emmanuel Macron. Brigitte Macron é uma mulher maravilhosa e inspiradora como você. Eu a admiro e amo muito a sua história", publicou Gretchen, em francês, no Twitter.