Celebridades estão usando suas redes sociais para fazer um apelo pela Amazônia, atingida por focos de incêndio nas últimas semanas. As hashtags #PrayForAmazonas e "TodosPelaAmazônia é um dos principais assuntos da internet.
Florestas e matas foram tomadas por chamas em Estados como Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia. A situação ficou ainda mais evidente depois de São Paulo ver o dia virar noite na última segunda-feira (19), quando o céu paulistano foi tomado por uma espessa fumaça.
Conhecida pelo discurso em defesa do ambiente, a top gaúcha Gisele Bündchen se manifestou na noite desta quarta-feira (20).
"A floresta tem um papel fundamental no equilíbrio do clima na Terra e, consequente, em nossas vidas. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo na Amazônia. As queimadas crescentes vêm destruindo em dias o que a natureza leva anos, séculos para construir.
Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo.
O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!", escreveu a modelo em seu Instagram. No Twitter, Gisele compartilhou um abaixo-assinado do Greenpeace pela proteção da floresta.
Bruna Marquezine também compartilhou o apelo do Greenpeace: "Nós somos a ÚLTIMA geração que pode salvar a floresta Amazônica, o PULMÃO DO MUNDO", alertou.
A apresentadora Fernanda Lima e as atrizes Taís Araújo, Camila Pitanga, Nanda Costa e Alice Wegmann foram outras que se posicionaram em suas redes sociais.
O caso também ganhou o mundo. O ator Leonardo DiCaprio, engajado nas causas do meio ambiente, reproduziu uma foto dos incêndios acompanhada de um texto que diz:
"É assustador pensar que a Amazônia — a maior floresta tropical do mundo, que cria 20% do oxigênio da terra e é basicamente o pulmão do planeta — está queimando há 16 dias com literalmente nenhuma cobertura da mídia", criticou.
A modelo Cara Delevigne utilizou o Instagram para dar seu recado. Ela compartilhou imagens da queimada com uma mensagem em caixa-alta:
"Este é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Espalhem a notícia!".