Começar o dia com uma refeição gostosa e nutritiva pode até mudar o seu humor para encarar a longa jornada de trabalho. Comer está relacionado ao nosso bem-estar mental, além de servir de combustível para que o organismo funcione direitinho. E começar o dia com uma boa refeição também é importante para que se crie o hábito de realizar escolhas conscientes ao longo do dia, sabia? Quem sabe esse não seja até um ótimo ritual para que você se dedique um pouquinho para si mesmo e seu próprio bem-estar?
O café da manhã é a sua primeira refeição após um jejum prolongado, uma vez que a sua última refeição foi na noite anterior. Por isso, também é legal um cuidado especial para esse momento.
O ideal é que o seu café da manhã tenha variedade: frutas, para garantir vitaminas e minerais, preparações de baixa e moderada carga glicêmica e proteínas. Pareceu grego? Separei cinco dicas de como fazer tudo isso de forma simples e muito gostosa.
Tapioca recheada com frango e suco verde (sem coar)
As frutas aqui vão aparecer no suco verde, mas pode ser o suco que você preferir. É importante que seja caseiro e não coar, pois é na polpa das frutas que encontramos as fibras. Sucos mais cítricos são menos calóricos, podem ser uma boa opção para quem busca o emagrecimento. O carboidrato vem da tapioca e a proteína do frango, mas você pode optar por ovos mexidos, queijos magros e até cogumelos refogados. Completo, delicioso e nutritivo!
Mamão com aveia e iogurte desnatado com mel
O mamão no café da manhã é um queridinho nacional, né? Tem poucas calorias e combinado com a aveia é ótimo para saúde intestinal. A fonte de proteína fica por conta do iogurte, que pode ser acompanhado de um pouquinho de mel para torná-lo mais doce. Mas cuidado com a quantidade! O mel é bastante calórico e rico em açúcares.
Ovos mexidos, pão 100% integral e frutas
Eu sou suspeita para falar porque sou fã número dos ovos. Além de deliciosos, são uma súper fonte de proteína. Além disso, estudos mostram que consumir ovos pela manhã ajuda no emagrecimento. Sua versatilidade também facilita e muito o seu consumo: pode ser cozido, grelhado, mexido, omelete e por aí vai. Para combinar, um bom pão integral e frutas.
Mingau de aveia com morango e pasta de amendoim
O mingau de aveia é pra quem gosta de praticidade: basta misturar aveia com água ou leite, aquecer e tá pronto. A aveia conta com boa quantidade de proteína e carboidratos, mas algumas combinações podem enriquecer ainda mais o seu mingau. Utilizar leite vegetal ou leite desnatado ajuda a aumentar a quantidade de proteína. Para trazer micronutrientes, utilize as frutas por cima. A pasta de amendoim inclui gorduras boas e mais uma pitada de proteínas, além de muito sabor.
Panqueca de aveia com banana
Um clássico americano na versão saudável. As panquecas podem ser feitas utilizando ovos, aveia e banana. Simples, prático e completo nutricionalmente. Algumas versões utilizam outras farinhas saudáveis como a de coco ou de amêndoas. Sem contar que dá pra brincar e variar o acompanhamento da sua panqueca: frutas vermelhas, geleia sem açúcar, pasta de amendoim, e tudo que sua criatividade permitir.
Esses foram só alguns exemplos de como montar seu café da manhã. Mas dentro de uma alimentação saudável existem muitas opções, para todos os gostos. Qual teu café da manhã preferido? Ah, lembre de procurar um profissional para adequar as dicas às suas necessidades individuais.
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.