Essa torta é bem simples e o resultado é simplesmente maravilhoso! As camadas intercaladas com banana e massa com sabor de canela harmonizam perfeitamente e o toque do chocolate que derrete com o calor do bolo transforma uma simples torta em uma experiência única.
A torta é servida no café Maria Maria de Búzios e é famosa por lá - eu ainda não tive a oportunidade de ir para a cidade e experimentar, então enquanto isso vou fazendo a minha tortinha por aqui mesmo. Vamos à receita?
Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta:: Fácil e saudável: aprenda a fazer um delicioso iogurte caseiro
:: Saboroso e leve: como preparar um cuscuz marroquino com banana e castanhas:: Mais nutritivos e saborosos: experimente nuggets de frango caseiros
Ingredientes:
5 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
150 g de manteiga derretida
2 kg a 2,5kg de bananas prata cortadas em fatias (bem maduras)
150 g de chocolate meio amargo cortados em pedacinhos
Modo de fazer:
Unte uma assadeira retangular (40 x 27 cm) com manteiga e aqueça o forno a 170º C.
Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar, a canela em pó e o fermento. Misture bem e reserve.
Na batedeira ou se preferir a mão usando um batedor de arame, coloque os ovos inteiros e bata até eles dobrarem de volume. Você deve obter uma espuma bem leve. Na batedeira leva aproximadamente 5 minutos. Reserve.
Agora começa a montagem, forre o fundo da forma usando metade bananas fatiadas, regue-as com metade da manteiga derretida, em seguida polvilhe metade da farinha misturada e cubra com metade dos ovos batidos. Repita novamente as camadas na mesma ordem e terminando com uma camada de ovos batidos.
Leve ao por 35 a 40 minutos a 170º C ou até ficar com a superfície dourada.
Retire imediatamente do forno, mantendo a torta na forma corte em pequenos pedaços quadrados e insira em cada um um pedaço de chocolate meio amargo. Pode ser servido ainda morno.