Projetar a área com dimensões reduzidas de um ambiente com cinco metros quadrados para um jovem casal que adora cozinhar foi um desafio gratificante para as arquitetas Andreia Hernandes e Pilar Hernandez, da AHPH Arquitetura. Um dos pontos- chave na criação da proposta foi o estudo detalhado da ergonomia de todo o espaço.
Como os moradores passam bastante tempo na cozinha e precisam de espaço para apoiar e colocar objetos usados no preparo das refeições, apenas uma superfície não seria o suficiente. Desta forma, para driblar as medidas reduzidas e atender às suas necessidades, uma bancada feita de silestone na cor Branco Absoluto em forma de U que se estende por toda a área foi desenvolvida, criando uma ilha na divisa com a sala de estar.
A dupla selecionou quatro dicas para quem quer se inspirar. Confira:
1) "Fizemos uma análise bem aprofundada sobre como seriam feitas as aberturas de portas, gavetas e até o posicionamento do cooktop e do forno que ficaram "no fundo do U", porque é o único lugar em que se abre e fecha a peça sem qualquer problema" afirma Andreia.
2) As profissionais optaram por não encostar o armário no teto para modernizar o espaço e promover a sensação de amplitude.
3) Na iluminação, placas de LED com luz branca foram embutidas. Já sobre a ilha que faz divisa com a sala, foram usados spots de dicroica de LED com luz quente.
4) O toque final fica por conta do revestimento metrô com efeito marmorizado, que proporciona um movimento suave e dá um toque vintage ao espaço, trazendo um ar mais moderno que combina com o estilo dos moradores.