O bairro portenho da Chacarita, até alguns anos atrás, era destino apenas de turistas que queriam conhecer o cemitério que leva o nome do lugar – e onde estão os túmulos de inúmeros famosos, como os músicos Carlos Gardel e Gustavo Cerati.
Hoje, a região é uma opção mais em conta para hospedagem em Buenos Aires e uma área de gastronomia pulsante. Trago oito dicas divididas entre a coluna desta e da próxima semana. Buen provecho!
Museu Simik
Fui pela primeira vez lá há mais de uma década e já chamava a atenção a quantidade de materiais fotográficos antigos. Hoje, é ponto de jazz nas noites de quinta e sexta-feira – é bom chegar cedo para conseguir uma mesa. Não são muitas opções de vinhos, mas quem se importa? Quero mesmo é viajar ao passado, comer uma mila picadinha, uma papa à provençal e curtir músicos decanos portenhos.
Ah, fica aberto de segundafeira a sábado, a partir das 8h, servindo cafés, drinks e refeições o dia inteiro.
- Federico Lacroze, 3.901 (há uma em San Telmo também).
- Instagram: @museosimik
Condarco
O lugar é simples, mas com uma carta de vinhos em taça e garrafa impressionante. São rótulos nada óbvios e muito bem escolhidos, para quem quer conhecer além dos vinhos comerciais argentinos. Para comer, várias opções de platitos (porções pequenas) de carpaccio, ceviche, embutidos e peixes, entre outros. Nada tem pressa ali e abre a partir das 18h.
- Dorrego, 901.
- Instagram: @condarco_
Los Bohemios
Quem já viu a série argentina de comédia Quase Feliz vai reconhecer o Atlanta, clube do coração do radialista e ator Sebastian Weinreich. O Los Bohemios é o restaurante dentro do clube. Porções abundantes, comida argentina de bairro bem feita e saborosa. Pelas paredes, camisetas de times, garrafas e tudo mais que ocorrer de colocarem em exposição. Em alguns dias, há opção de pratos kosher, já que o Atlanta é um clube com muitos sócios que integram a colônia judaica de Buenos Aires.
- Humboldt, 540, junto ao Clube Atlanta.
- Contatos pelo site wa.link/cmc7t5 – se você tiver sorte, já que nem sempre respondem. É um pouco parte do folclore do lugar.
Almacén Comunal
Um dos primeiros espaços da “nova” gastronomia na Chacarita. Oferece drinks, vinhos em taça e garrafa, brunch nos sábados e domingos e mesinhas gostosas na rua. Minha comida preferida é o “sánguche de mila completo” – pão de batata com milanesa de bife de chorizo, maionese, tomate, alface e ovo frito. Eu lembro e choro. De saudade!
- Guevara, 405.
- Instagram: @almacencomunal