Coisa boa é caminhar pela cidade e descobrir lugares pitorescos – e gostosos – pelo caminho. Semana passada resolvi deixar o carro um pouco de lado e buscar pelo Bom Fim um lugar para um almoço tardio, já que era quase fim da tarde.
Descobri o Doralice Cantinho Saudável, que fica dentro do Espaço Brasco (Rua Vasco da Gama, 153), onde estão algumas outras operações bem interessantes também. Eu, que sempre busco pratos com carne, interessei-me pela descrição do PF Vegetariano (mix de cogumelos, arroz cateto, ovo caipira com gema mole, salada de feijão, tomate cereja, couve kale, farofa de banana, vagem marinada no alho confitado e broto de beterraba) e não me arrependi.
Sabe quando você termina uma refeição se sentindo leve e abraçada?
A proposta do Dora é a liberdade para montar seu prato. Tem frango e peixe, mas também tem ovos, cogumelos e mais uma ampla gama de produtos sazonais para você descobrir novos sabores e combinações. Além do cardápio regular, que é servido o dia todo, no happy hour tem petiscos para compartilhar (dadinhos de tapioca, burrata, pizzas) e aos sábados, domingos e feriados, até o meio-dia, tem cardápio de café da manhã.
O Doralice Cantinho Saudável funciona de segunda a sexta, das 11h às 21h30min. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h30min. O Instagram é @dorali.ce. Também pode pedir pela tele no doralice.tem.delivery.
Feira pioneira
Muita gente não sabe, mas a feira do produtor que acontece aos sábados na Av. José Bonifácio, no Bom Fim, na verdade, é formada por duas organizações distintas, unidas e com a intenção de levar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos para a mesa da população. A primeira quadra abriga a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), que surgiu em outubro de 1989 e é a primeira mostra ecológica do Brasil. A outra parte é a FEBF – Feira Ecológica do Bom Fim.
Nesse sábado (15), o aniversário de 33 anos da FAE será comemorado entre 8h e 12h30min, com um café da manhã aberto a todos, oferecendo degustação de produtos da feira. Terá também lançamento de livros, debates e apresentações musicais com Demétrio Xavier e DJ Marcelo Andres (só com vinil). A festa se encerra com bolo de aniversário, canto coletivo do parabéns e o tradicional abraço. Em caso de chuva, o evento poderá ser transferido para o dia 22.
Oito anos de hambúrguer
Nesse domingo (16) a Mark Hamburgueria comemora seu aniversário de oito anos com um evento das 12h às 22h, em frente à sua unidade da Cidade Baixa (Rua Joaquim Nabuco, 383).
A rua será fechada e vai rolar muita música ao vivo: DJ Espinosa, das 12h às 15h30min e das 18h às 20h; Adrian Cruz e Banda, às 15h30min, e encerramento com o querido Rafael Malenotti e Banda, a partir das 20h.
Os pedidos de hambúrguer poderão ser feitos na rua ou dentro da hamburgueria, com destaque para um sabor especial de aniversário, que será oferecido também em versão pancho. Um estande terá chope, refrigerante e drinks especiais.
Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data.
Fado na rua
E a Cidade Baixa vai estar mesmo movimentada nesse fíndi. Às 16h30min desse domingo (16), na Rua Olavo Bilac, em frente à Maria Lisboa Casa de Fado, tem apresentação grátis do grupo Alma Lusitana. Enquanto rola o Fado na Cidade Baixa, tem também venda de bolinhos de bacalhau, pastéis de nata, café e vinhos portugueses.
O evento começa às 16h. Mais informações no Instagram @marialisboafados ou @almalusitanabr. Em caso de chuva, o evento será transferido.