A região de Flores da Cunha tem cada vez mais lugares bacanas para visitar. Aos poucos vou trazer vários deles aqui. Mas hoje quero destacar a maravilhosa Casa do Cogumelo. Um espaço no Roteiro Colonial Compassos da Mérica (compassosdamerica.com.br) onde, além de bistrô e um jardim para curtir um visual exuberante, o Joel Bolzan produz cogumelos.
E dizer que “produz cogumelos” não prepara você para a energia e o amor que emana daquele lugar. Joel toca música para os cogumelos e os protege com cristais e muita conversa. Todos os dias saúda, agradece e trata, manualmente, aqueles que há vinte anos são parte importante dos seus dias.
O trato é todo artesanal. Os shimeji e shitakes são colhidos por Joel ou um familiar - a esposa, Dilene, a mãe, Dolores, e a irmã, Fabiana trabalham com ele. Você pode levá-los para casa ou degustar um dos pratos especiais produzidos no próprio bistrô familiar. Tem cogumelos fritos, risotos e o incrível sorvete com cobertura de cogumelo salmão puxado na manteiga e no mel, com compota de laranja.
O bistrô abre sextas-feiras à noite. Aos sábados, das 11h30min às 22h30min, e, aos domingos, das 11h30min às 18h, você pode curtir tanto o jardim (com cardápio especial) quanto o restaurante. Confirme pelo WhatsApp (54) 99124-4164. Mais informações no Instagram @casadocogumelofc.
Andava buscando pães de fermentação natural – uma das minhas paixões - quando descobri, em pleno Bom Fim, o Pão do Jão. Com produtos deliciosos e uma pessoa muito querida à frente do negócio – o João, ou Jão.
Pão do Jão
A padaria artesanal era o sonho do João Lopes Martin Neto, que se formou tecnólogo em Gastronomia em 2016. O estágio curricular em panificação fez com que se apaixonasse pela área. Em 2019, com outros sócios, criou a Pão do Jão, produzindo pães na própria casa e entregando semanalmente.
Em dezembro do ano passado, inaugurou a primeira loja física. Hoje já tem uma equipe de oito pessoas – e o atendimento é muito atencioso. Minha primeira compra foi por WhatsApp mesmo e fui super bem atendida –, todos fãs da panificação artesanal de fermentação natural. Logo eles devem abrir mais um ponto de vendas ali perto, na Rua Ramiro Barcellos.
Dica? O pão de abóbora, o pão do Jão e o multigrãos. Mas ainda quero provar os baguetes e focaccias. Ah, e toda quinzena tem um cardápio extra, com produtos especiais.
A Pão do Jão fica na Rua Irmão José Otão, 546, bairro Bom Fim. Abre de terça-feira a sábado, das 9h às 19h. O Instagram é @paodojaooficial, e as encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99970-8285.
Uruguai rural
A Sociedade Uruguaia de Turismo Rural e Natural (Sutur) lançou um site com vários destinos e experiências rurais pelo interior do país.
Em turismoruraluy.com é possível conhecer e reservar experiências diferentes, como fazendas turísticas, hotéis, pousadas rurais e costeiras, estabelecimentos rurais, turismo de mineração e de aventura, astroturismo, observação de aves, gastronomia e vinícolas. No site também estão disponíveis informações sobre promoções e descontos oferecidos pelos estabelecimentos.