Doçuras de Alice
Alice Ferreira descobriu na faculdade de zootecnia a paixão pelo universo das abelhas. Fascinada pela extrema organização e pela comunicação e divisão de tarefas dentro das colônias, ela decidiu se tornar apicultora e produzir mel com todo o respeito pelo processo.
Alice acredita na produção sustentável, auxiliando todas as espécies de abelhas presentes no meio ambiente — com práticas que, inclusive, preservam e conservam os campos. O Mel Alice tem coloração escura justamente pela diversidade de flores explorada pelas abelhas durante a busca pelo néctar: erva-de-passarinho, aroeira, carqueja, entre várias outras. Essa reunião traz propriedades medicinais ao produto, além de sabor e aroma herbal deliciosos.
Pode ser encomendado pelo WhatsApp (51) 99698-9072 ou pelo perfil no Instagram — o pote de 700 gramas custa R$ 24.
Feirinha em Festa
Você sabia que nos sábados pela manhã são realizadas duas feiras ecológicas ao mesmo tempo, uma na primeira e outra na segunda quadra da Av. José Bonifácio, no bairro Bom Fim?
A mais antiga é a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), que começou em 1989 e está comemorando 32 anos neste fíndi. A outra é a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), que surgiu em agosto de 1991. As duas funcionam lado a lado.
Neste sábado (16), das 7h às 13h, o aniversário da FAE será marcado pelo lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira, uma coprodução com o Instituto Goethe de Porto Alegre. Vão rolar apresentações musicais, intervenção teatral e distribuição gratuita de sacolas ecológicas feitas de algodão orgânico para incentivar a redução do uso de plástico.
Tudo seguindo os protocolos de segurança dos decretos vigentes por conta da pandemia do coronavírus. E digo com certeza: sou frequentadora dessas feirinhas e nada pode ser consumido, por exemplo, fora das áreas reservadas para isso.
Mania de bolo
Quem acompanha a coluna já percebeu que estou numa fase de bolos. Adoro a sensação de acalento que um bolo gostoso pode trazer — sem falar de toda a memória afetiva envolvida. Eu mesma, às vezes, asso um bolo rapidinho num sábado e distribuo entre os vizinhos mais chegados. Bolo é abraço.
E abraço foi o que senti degustando o bolo de amoras do Ode Culinário: um bolo delicado, feito com uma massa aveludada à base de farinha de amêndoas, com calda de limão siciliano (supersutil) e amoras na massa. A cobertura vem à parte: um pote maravilhoso com chantilly caseiro batido com amoras. O bolo serve 12 generosas fatias e custa R$ 75.
Encomendas pelo link ou pelo WhatsApp (51) 98115-7110. Sugiro também conferir o perfil no Instagram, onde tem outras delícias como o bolo de cenoura com brigadeiro.
Mesa à americana
O Mesa de Cinema, que durante a pandemia mudou o formato e passou a levar a experiência gastronômica com audiovisual até a casa dos participantes, tem mais uma edição no próximo sábado, dia 23 de outubro.
Dessa vez, o projeto será realizado ao mesmo tempo em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, com o menu preparado pela espetacular chef Nati Tussi, e em Lajeado, no Vale do Taquari, com a participação do chef Sergio Rabaioli.
O filme-tema desta edição é Chef, produção norte-americana de 2014 com o diretor e ator Jon Favreau e participação de Dustin Hoffman. O título narra a busca do chef Carl Casper pela reinvenção profissional e também pessoal. A programação inclui refeição entregue em casa e debate online sobre o filme e o jantar. As vendas serão realizadas até o dia 20 de outubro pelo site.