Nos últimos anos, muito se falou sobre o skincare e a importância de uma rotina de atenção voltada à pele do rosto. Mas você já ouviu falar em bodycare? O termo se refere à tradução literal: cuidados com o corpo. O novo conceito chegou para mostrar que o foco não deve se limitar apenas do pescoço para cima, e, sim, da cabeça aos pés.
O bodycare contempla uma rotina de hábitos para manter a derme e a epiderme do corpo todo saudável, já que ela também está sujeita aos danos provocados pela radiação solar e pela poluição, por exemplo. O objetivo é garantir o equilíbrio e a manutenção da barreira de proteção cutânea.
— A pele é o nosso maior órgão. É importante a gente cuidar dela porque, por exemplo, quando ressecada, ela fica mais suscetível a infecções bacterianas e por fungos. Uma pele ressecada não tem a barreira de proteção íntegra. Aquela que não está protegida e está exposta à radiação solar estará mais suscetível ao câncer — elucida a médica dermatologista Juliana Fonte.
Assim como o skincare, o bodycare está ancorado em três aspectos essenciais, que devem ser realizados diariamente: limpeza, hidratação e proteção. Conforme a especialista, na maioria das vezes, as características da pele do corpo e do rosto se diferem, uma vez que a concentração de glândulas sebáceas, as responsáveis pela produção de oleosidade, estão presentes em maior quantidade na face. Dessa forma, as indicações de produtos podem variar de acordo com a necessidade e as especificidades de cada região.
Limpeza
O banho diário, responsável por remover as impurezas e poluentes do dia a dia, faz parte da rotina de cuidados com o corpo. A orientação da dermatologista é que se escolha sabonetes adequados para cada individuo e especificidades.
— Por exemplo, se o paciente tem uma pele mais ressacada, recomendamos utilizar aqueles sabonetes que têm uma menor detergência, porque eles não vão tirar em excesso a oleosidade natural e vão devolver um pouco da hidratação — explica.
Juliana recomenda que as pessoas utilizem as mãos ou o próprio sabonete (caso seja em barra) para fazer a espuma e não recorram a esponjas ou buchas. Além de serem abrigos para bactérias em ambientes úmidos como o banheiro, esses objetos podem acabar auxiliando na retirada da camada de proteção, tornando-a sujeita a alergia e infecções.
Ela também fala da importância de evitar banhos muito quentes, que favorecem o ressecamento e prejudicam a barreira de proteção natural.
Hidratação
O uso de hidratantes, como cremes, loções e óleos corporais, é fundamental para repor a água e os nutrientes que a e região cutânea necessita. De acordo com a dermatologista, o ideal é que a etapa seja realizada de uma a duas vezes por dia.
— Ela pode ser realizada pela manhã, ao acordar, e novamente à noite, antes dormir. Hoje em dia, há cremes antienvelhecimento que são produzidos para serem utilizados no corpo, cremes com ação antioxidante, com ação renovadora. Com relação a esses produtos que vão prevenir o dano oxidativo, que pode acarretar em manchas e acelerar o envelhecimento, aconselhamos que sejam utilizados durante o dia, quando a pele está mais suscetível aos fatores que causam a oxidação celular.
Passar os ativos hidratantes duas vezes ao dia seria um reforço, principalmente, para aquelas pessoas que têm o corpo mais ressecado.
— O hidratante vai depender muito do tipo de pele do paciente. A escolha vai muito de gosto, da necessidade e da tolerância — reforça a médica.
Juliana Fonte aponta que, atualmente, é comprovado que existem doenças que podem ser prevenidas com a hidratação, incluindo dermatites, psoríase, doenças cutâneas infecciosas, impetigos, micoses, entre outros. Assim, a especialista recomenda que o hábito seja cultivado desde a infância para garantir a saúde da barreira cutânea.
— É importante criarmos o hábito do cuidado desde criança. Se a gente conseguir educar os nossos filhos para que eles usem hidratante e protetor solar, eles irão ter uma pele melhor do que a nossa. E nós certamente temos uma melhor do que a dos nossos pais, porque nós já estamos construindo o hábito desse cuidado de skincare, filtro solar e estamos estendendo esse cuidado para o corpo — propõe a dermatologista.
Proteção
Se engana quem pensa que somente o rosto precisa de proteção contra os raios solares. O uso é necessário em todas as áreas expostas à radiação, mesmo em dias nublados e frios. A prática, aplicada em uma rotina diária e constante, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, de queimaduras e manchas, além do câncer.
— Já existem diversos estudos que mostram pessoas que não usaram protetor solar no pescoço, que não usaram nas mãos, no colo e acabaram ficando com essas regiões mais envelhecidas do que as regiões que eram fotoprotegidas. Sabemos também que não há só a radiação do sol, mas há a radiação da luz, do computador, do celular. Essas radiações não irão levar ao câncer de pele, mas podem favorecer o envelhecimento e o surgimento de manchas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que produto seja aplicado ainda em casa e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto nas áreas não cobertas por roupas e acessórios.
A médica ainda enfatiza a importância de tomar cuidado na hora de escolher o protetor solar. Ela afirma que existem no mercado hidratantes com filtro solar, o que leva um grande número de pessoas a acharem que estão protegidas apenas com o uso desse tipo de produto. Entretanto, segundo a especialista, eles se diferem dos protetores solares com ativos hidratantes.
— Os hidratantes com filtro solar, muitas vezes, não passaram pelos testes de fotoproteção. A pessoa pode acabar passando esse tipo de hidrante e achar que está protegida ao se expor ao sol, mas não necessariamente ela estará protegida, porque ele não cumprirá a mesma função que o protetor solar — finaliza Juliana.
O bodycare é o roteiro básico de cuidados com a saúde da pele de todo o corpo e, como o skincare, deve agregar como um momento de bem-estar e prática de autocuidado.
*Produção: Carolina Dill