Com as temperaturas mais baixas, é normal que a pele fique mais ressecada - e, nesta época do ano, ressurge a dúvida: é melhor passar creme hidratante ou óleo corporal para hidratá-la?
Como explica a dermatologista Juliana Boza, quando a pele está mais sensível, ressecada ou com coceira, o melhor é usar os hidratantes, porque os óleos têm um menor poder de hidratação.
— Hidratantes, no geral, atuam através de três mecanismos: oclusão, umectância e emoliência. Já os óleos agem apenas por meio da oclusão, impedindo a perda de água — explica.
A umectância ocorre através de substâncias que atraem água para pele, e a emoliência atua mantendo a integridade da barreira cutânea, responsável pela proteção da pele, através de um tipo de gordura que preenche os espaços entre as células chamadas de corneócitos.
— Uma barreira cutânea íntegra previne o surgimento de doenças de pele. O estrato córneo é o principal componente dessa barreira, como se fosse uma “parede de tijolos”, em que os tijolos são células chamadas de corneócitos, e o cimento, os lipídeos — explica Juliana.
Ou seja, um creme com diversos mecanismos de ação hidratante tende a ser melhor que um óleo por causa destes outros ativos, conclui também a dermatologista Gabrielle Adames.
— O bom hidratante tem a capacidade de impedir a perda de água, assim como os óleos, mas também tem a propriedade de atingir as camadas mais profundas da pele e conseguir o que chamamos de “hidratação de verdade” — resume.
Quando vale investir no óleo?
Para a médica, os benefícios do óleo corporal passam por sua economia. Por ser mais fácil de espalhar, exige menos quantidade - com uma gota, é possível cobrir uma grande área do corpo. Além disso, também costuma ser mais barato do que o hidratante.
A dermatologista indica utilizar o óleo antes de passar por aquela última chuveirada para que a água quente não deixe a pele ressecada. Também aconselha aplicar após o creme hidratante, potencializando o efeito do último.
— Esse cuidado com a água quente e o uso em conjunto com o hidratante é especialmente válido no inverno, em que a pele tende a ficar mais ressecada. Para quem sofre com o ressecamento em cotovelos, calcanhares e joelhos, a dica é caprichar no óleo nessas áreas — indica.
Juliana ainda acrescenta que o melhor momento para aplicar o hidratante é logo após o banho, porque é quando a pele está mais permeável e propensa a receber esta hidratação.