O calendário aponta que o inverno já chegou (no último dia 21 de junho), e as temperaturas estão começando a cair. Mesmo que estejamos mais em casa, por conta da pandemia, a temporada de frio exige alguns cuidados. Lábios e pele sentem bastante os efeitos da estação.
Com dicas simples, dermatologistas ensinam como manter a saúde da pele em dia. Confira:
Passe creme hidratante na pele úmida
Nesta época do ano, a hidratação do tecido é ainda mais importante. Procure utilizar diferentes produtos, como séruns e loções, para fornecer barreiras de proteção para as diversas camadas:
– Além disso, é importante ficar de olho na composição de seu hidratante. É fundamental que o produto que você está usando contenha ativos umectantes, que são ingredientes que atraem água para a pele – explica a dermatologista Valéria Marcondes.
Ela indica hidratantes formulados com substâncias como glicerina, ácido hialurônico, alantoína, propilenoglicol, sorbitol ácido glicólico e láctico. Além disso, experimente aplicar o produto com a pele do corpo ainda um pouco úmida, para o aumento da penetração.
Aposte nos lip balms
Os lábios também sofrem com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce por causa do frio intenso. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos deles possuem propriedade hidratante. Porém, a melhor opção para a hidratação dos lábios são os lip balms.
– Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. Os melhores promovem fotoproteção também – afirma o dermatologista Jardis Volpe.
Ele ressalta que é importante ficar de olho no rótulo, pois os produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.
Evite banhos longos e quentes
Essa é clássica, mas não custa repetir. Ficar mais de 15 minutos sob a água quente é mais que o suficiente para comprometer a camada hidrolipídica da pele, que segura a hidratação.
– Dessa forma, a pele perde água e lipídeos, o que compromete sua função de barreira. O ideal é banho morno e logo após o banho hidratar a pele – reforça Volpe, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.