Você já ouviu falar do sabonete syndet? E sobre o cleansing oil? Pois esses dois itens se transformaram nos queridinhos quando o assunto é a limpeza da pele no inverno. Para saber tudo sobre os produtos que marcam presença na rotina de quem curte skincare, a Revista Donna bateu um papo com duas especialistas. A seguir, as dermatologistas Vanessa Santos Cunha, doutora pela UFRGS, e Ana Paula Manzoni, coordenadora do núcleo de Cosmiatria e Laser da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, tiram dúvidas sobre o sabonete syndet e o cleansing oil. Confira!
Syndet X sabonete convencional
A dermatologista Vanessa explica que o termo "syndet" vem das palavras sintético e detergente, ou seja: sua finalidade é ser menos agressivo para a pele. Ele tem até 10% de detergente e um pH mais mais ácido, diferente dos sabonetes comuns, que são alcalinos — por isso, as opções convencionais prejudicam a barreira lipídica da pele.
— Esse aumento do pH (mais alcalino) resseca a pele e leva à irritação, principalmente neste momento em que lavamos muito as mãos em função do coronavírus. O syndet tem um pH entre 5,5 e 7, que seria o ideal para conservar a proteção da pele — avalia Vanessa.
Como usar
A utilização do syndet é a habitual de qualquer sabonete: massageando delicadamente a pele e enxaguando com água, de preferência não muito quente.
— Vale lembrar que tende a não produzir espuma, o que de forma alguma quer dizer que não higienize bem — explica Ana Paula.
O syndet pode ser usado em corpo, mãos e face. Ele funciona como um agente de limpeza sem ressecar tanto a região. No caso da face, Vanessa indica fazer a higienização duas vezes ao dia como parte da rotina de cuidados com a pele. E nas mãos, em razão da lavagem excessiva e do frio, ele se torna um importante aliado para evitar o ressecamento.
Para quem é indicado
O syndet não tem contraindicação, mas geralmente é recomendado para bebês, pessoas com pele sensível, com tendência à alergia ou à dermatite atópica. Quem tem cútis mais seca também pode apostar no syndet sem medo. Especificamente no inverno, todos os tipos de pele sofrem impacto na barreira lipídica. O frio, os banhos quentes, a lavação excessiva das mãos, tudo isso prejudica a proteção. Por isso, o syndet acaba como uma boa opção para a maioria. Mas, se você luta contra a oleosidade, fique atenta, avalia a dermatologista Vanessa:
— As pessoas com pele oleosa não teriam indicação para esse tipo de sabonete. Por exemplo, alguém com acne. O syndet não deixa a pele mais oleosa, mas vai preservar a barreira lipídica. Para esses casos, há outros sabonetes específicos.
Como encontrar
A embalagem dos produtos geralmente indica que o sabonete é syndet, porém, não é uma informação obrigatória. Para garantir a escolha correta, a dica é identificar o pH (5,5 e 7) e a quantidade de detergente (até 10%) nos itens da fórmula, ou buscar tutoriais sobre o produto na internet. Há diferentes opções de marcas no mercado em barra, forma líquida e até gel de limpeza.
— É uma questão de preferência, a funcionalidade é a mesma — diz Vanessa.
E o cleansing oil?
Pinçado da rotina asiática de skincare, o cleansing oil é uma aposta promissora na opinião da dermatologista Ana Paula:
— São óleos de limpeza que derretem a sujeira e as impurezas da pele sem irritar. Também têm a capacidade de remover as maquiagens mais resistentes à água.
O produto serve como higienizador e demaquilante, principalmente para peles sensíveis. A sugestão de Ana Paula é aplicar o cleansing oil com a pele seca ou levemente úmida, massageando até dissolver a make e fazer a limpeza. Depois, é só enxaguar com água corrente.
Dica de uso
Apesar de ser um óleo, pontua Ana Paula, o cleansing oil não costuma piorar a oleosidade de boa parte dos tipos de pele — embora seja necessária uma avaliação do especialista para se ter certeza sobre o impacto na cútis. Já a dermatologista Vanessa destaca que o item tem poder hidratante e, por isso, o uso sem prescrição médica se torna mais restrito às pessoas com pele seca:
— O cuidado é porque, se pessoa tem uma leve tendência à acne, ela pode ser favorecida com o uso do cleasing oil.
Como o syndet não influencia na oleosidade, sua indicação se torna mais universal.