A cantora Ludmilla (na foto abaixo) e a esposa, Brunna Gonçalves (que aparece ao final da matéria) já devem ter passado pela sua timeline exibindo as barrigas estilo tanquinho que arrancam elogios de boa parte das seguidoras. Talvez você ainda não saiba, mas o novo shape do casal é resultado da lipoaspiração conhecida como LAD ou HD, referências ao termo "alta definição". O procedimento se tornou queridinho das famosas nos últimos tempos - além da cantora e da dançarina, quem também passou pela cirurgia foi a ex-BBB Flayslane e a influenciadora e atriz Gabriela Versiani, namorada do funkeiro Kevinho.
Para saber tudo sobre a lipo LAD, Donna bateu um papo com os cirurgiões plásticos gaúchos Giuliano Borille e Flavio Borges Fortes. Também entramos em contato com a equipe médica da JK Estética Avançada, clínica paulista que realizou o procedimento nas famosas. Saiba mais sobre a técnica:
Lipo LAD x lipo tradicional
A lipoaspiração de alta definição é considerada uma "evolução" do procedimento convencional. Criado por um colombiano, esse tipo de cirurgia tem por objetivo não apenas retirar gorduras acumuladas, mas definir a musculatura preexistente com o apoio de aparelhos específicos. Geralmente é feita a aplicação de uma espécie de laser para "desmanchar" a gordura e, depois, o conteúdo é removido com a técnica do "vibrolipo", um dispositivo vibratório que auxilia no processo e proporciona um desenho mais nítido do abdômen sarado.
— Além de tirar, a gente define com a lipo os contornos musculares, as depressões, saliências, luzes e sombras naturais no contorno corporal de mulheres e homens — afirma Flavio Borges Fortes, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Já o médico Giuliano Borille explica que a lipo HD é um método específico dos procedimentos considerados de "definição", porém, não é o único. Há outros semelhantes, como a cirurgia de "média definição".
— É também baseada no relevo muscular, mas não precisa de aparelho específico, é possível realizar através do equipamento de uma lipo tradicional. Com um sistema de moldes de compressão no pós-operatório, vamos criar também a definição. O que difere é o sistema. Obviamente, quando não utilizo um aparelho, não tenho uma retração de pele tão eficiente e vou ter um grau de definição menor. É um grau mais suave — destaca o especialista, que é criador da técnica de média definição e presidente da seção gaúcha da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-RS).
Em que casos a lipo LAD é indicada?
A cirurgia é indicada para pessoas que já mantenham uma vida saudável, pratiquem exercícios físicos e não tenham gordura acumulada em excesso. De acordo com a equipe médica paulista responsável pelo procedimento nas celebridades, que respondeu algumas perguntas enviadas pela reportagem, "a LAD pode ser realizada em homens e mulheres que desejam um corpo com mais definição, que tenham o índice de massa corpórea (IMC) próximo ao ideal, sem grau avançado de flacidez, tanto na pele quanto muscular".
Só funciona no abdômen?
De acordo com os especialistas, a "barriga tanquinho", repleta de gominhos, é um dos maiores desejos de quem procura a lipo LAD, principalmente os homens. Já as mulheres costumam estar em busca de uma marcação mais suave e natural, que dê aquele aspecto sarado, mas sem exageros.
E os médicos confirmam que é possível ir além: dá para realçar a musculatura em diferentes lugares, como braços, costas, coxas, cintura e peitoral.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A lipo HD costuma demorar mais tempo do que o procedimento tradicional, às vezes até o dobro, justamente porque é um método mais detalhista, que promete "esculpir" esses relevos musculares. O cirurgião plástico Fortes ressalta que a duração de um procedimento focado em abdômen, cintura e costas pode durar de duas horas e meia a três horas.
— É como se fosse uma escultura mesmo. Embora tenha um tempo maior pelo detalhe, o traumatismo é muito menor e a recuperação é bem mais rápida em comparação ao procedimento convencional — ressalta.
O médico também conta que, antes da cirurgia em si, toda a musculatura da paciente é "desenhada" no corpo com uma caneta especial, que não sai durante o procedimento.
— Isso é fundamental, e é feito com a paciente de pé. É o mapa do caminho que vamos percorrer para dar a definição que se busca. É a anatomia da musculatura que queremos definir — frisa o especialista.
Como é a recuperação?
O pós-operatório da lipo inclui o uso de um molde de compressão no corpo, no estilo de uma malha, para que as formas fiquem mais evidentes e a recuperação seja acelerada. Segundo Borille, em até duas semanas depois do procedimento a paciente já pode voltar para as atividades regulares, como dirigir e trabalhar, com retorno gradual da atividade física.
— O resultado, a nova forma, vemos desde sempre. Mas a pele vai desinchar e ficar 100% normal cerca de 10 meses depois. Com cerca de três meses, já digo que a pessoa se sente muito bem e satisfeita com o que vê— explica.
E há riscos?
Esse método de alta definição não traz mais riscos que uma lipoaspiração tradicional. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, procedimentos para remodelar o corpo e mudar contornos podem acarretar problemas como cicatrizes desfavoráveis, sangramento, acúmulo de líquido, trombose, necrose na pele, entre outros. Borille, que é presidente do braço gaúcho da entidade, concorda que os riscos são idênticos, embora faça uma ressalva:
— Claro que a lipo HD, por usar uma energia externa, pode ter complicações decorrentes do aparelho. Pode haver alguma tipo de queimadura, retração, acúmulo de líquido. São algumas alterações específicas que podem ocorrer.
Já Fortes pontua a importância dos exames anteriores ao procedimento:
— Não há maior risco na HD. O paciente que vai se submeter passa por toda uma avaliação clínica, eletrocardiograma, avaliação do cardiologista, exame de imagem do abdômen, todo um processo pré-operatório. Os riscos não aumentam — garante.
Quanto custa?
A lipo LAD é considerada um "procedimento de luxo". Apesar dos profissionais não divulgarem valores, pois fere as determinações do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o método costuma ser muito mais caro do que a lipo tradicional.
E depois da cirurgia?
Para manter o abdômen sarado, é preciso seguir com a alimentação balanceada e a rotina de exercícios, evitando o ganho de peso. A equipe da JK Estética Avançada afirma que "já tiveram casos em que pacientes engordaram e não ficaram com nenhum tipo de deformidade, apenas perderam as definições".
As mulheres que pretendem engravidar após o procedimento também podem perder o resultado da cirurgia, de acordo com informações da equipe médica paulista.