Frito ou assado, com massa caseira, crocante por fora e recheado com uma infinidade de sabores. O pastel é uma verdadeira paixão nacional, um clássico da culinária brasileira. Não há quem não goste de um bom pastelzinho de queijo ou de carne. Ele está presente nos mais variados locais, nas feiras de bairro, nas lanchonetes e padarias de esquina e até em restaurantes sofisticados. De Norte a Sul, o pastel é uma unanimidade gastronômica.
Essa iguaria tão amada nasceu a partir de influências da culinária chinesa, com as famosas guiozas – um pastelzinho de massa bem fininha, feita à base de farinha e sal, normalmente recheado com carne bovina, suína ou legumes. É claro que ao chegar aqui a receita recebeu os toques da criatividade brasileira e, hoje, os recheios vão desde o clássico de carne até os doces, como chocolate, Romeu e Julieta e por aí vai.
Para homenagear esse símbolo da gastronomia brasileira e que representa muito da nossa diversidade culinária, criamos uma nova série de conteúdo.
A saga “Rangos Inesquecíveis: Pastel Edition” irá percorrer pastelarias e bares clássicos de Porto Alegre para descobrir onde estão os melhores pastéis da cidade e todas as experiências serão compartilhadas no Instagram @destemperados.
Mas a seleção dos lugares contou com uma ajuda muito especial. Convidamos os nossos leitores e seguidores do Instagram para que nos contassem qual é o pastel favorito de cada um. A partir de centenas de comentários e mensagens, fizemos uma curadoria e selecionamos 10 pastelarias para visitar.
Para isso, Diogo Carvalho convocou dois especialistas quando o assunto é a boa comida de rua: Adelino Bilhalva, sócio do Justo, bar de Porto Alegre, e também um dos criadores do antigo canal do YouTube Guia de Sobrevivência Gastronômica, e Giovani Groff que, além de apaixonado pela gastronomia raiz, é criador do perfil @relaxumegram.
EPISÓDIOS NO AR
PASTELARIA SAÚDE
Uma das grandes surpresas da série. A Pastelaria Saúde está localizada no coração do Centro Histórico da cidade, em frente a um dos terminais de ônibus mais movimentados. Desde 1976, o local serve um pastel feito na hora, com massa caseirinha e muito recheado. A nossa dica de ouro vai além da iguaria que dá nome ao lugar: prove também a coxinha e nos agradeça depois.
Banca 12, na Praça Pereira Parobé, no Centro Histórico
@pastelariasaudeoficial
POINT BEER
Também conhecido como Bar do Vavá, o Point Beer é um patrimônio do bairro Menino Deus. É o lugar para se sentir em casa e ter a certeza de que a cerveja estará sempre bem gelada. A porção de seis pastéis é infalível e não poderia ficar de fora da série. Entre os sabores: carne, queijo e camarão. A dica aqui é pedir dois de cada e fazer o teu ranking do melhor sabor, já que a gente não consegue escolher um só. Mas, por favor, não deixe de provar com a maionese verde da casa, é um espetáculo.
Av. Getúlio Vargas, 657, no bairro Menino Deus
@point_beer.boteco
ALFREDO
Por falar em clássico, o reduto da boemia porto-alegrense também precisava estar na nossa curadoria. O Alfredo está aberto desde 1950 e, por mais de 30 anos, era o único bar de Porto Alegre aberto 24 horas. Depois da pandemia, a casa acabou reduzindo o horário, mas a gente garante que a qualidade do pastelzinho segue impecável. É o pastel caseiro que não tem erro.
Av. Cristóvão Colombo, 794, no bairro Floresta
@alfredo–restaurante
O QUE VEM POR AÍ
Ainda tem muito episódio incrível vindo nos próximos dias. O nosso trio provou pastel de feira, pastel na rodoviária, no Mercado Público, em uma pastelaria uruguaia e até em mercadinho de bairro. Os episódios serão lançados toda semana em vídeo no Instagram, com muito bom humor garantido. Não perca!