Em junho deste ano, os amantes de gatos e de cafés de Porto Alegre receberão uma grande novidade para curtir na cidade. O Affogato Cat Café abrirá suas portas no próximo sábado, dia 10. Chegando com uma proposta inédita na Capital, a cafeteria se propõe a unir a paixão pelos felinos e a solidariedade com uma experiência gastronômica, servindo como lar temporário até que os bichinhos sejam adotados.
– O Cat Café permite, não somente uma experiência gastronômica maravilhosa, bem como a oportunidade de conhecer a personalidade do gatinho antes de adotá-lo – explica Rafaela Mendes, sócia-fundadora da cafeteria.
A estudante de psicologia optou por abrir o estabelecimento ao lado da amiga e colega Bianca Mickaelsen, após as duas se depararem com as altas taxas de animais abandonados na cidade.
Apesar de ser novidade em Porto Alegre, a proposta do Cat Café já está espalhada pelo Brasil e pelo mundo desde 1998, quando o primeiro espaço temático foi aberto em Taipei, em Taiwan. Já no Brasil, surgiu em 2014, na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Agora, a capital gaúcha entra para a lista de cidades que mesclam a gastronomia com o amor pelos bichanos.
No cardápio, você encontrará uma variedade de doces, salgados, produtos veganos e também zero açúcares, além de cafés temáticos e criações exclusivas do estabelecimento. Mas não espere que um Cat Café seja como um café comum com gatinhos. Pelo contrário: cada país conta com legislações específicas voltadas para questões sanitárias, e no Brasil isso não poderia ser diferente.
–Aqui não é permitido que os gatinhos circulem pelo salão da cafeteria, inclusive é exigido que tenha um “monitor” na área dos gatos o tempo todo, cuidando e higienizando o espaço –relata Rafaela.
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Todos os gatinhos moradores do Affogato estão disponíveis para adoção responsável e são animais resgatados, vacinados e testados para doenças como FIV e FELV pelo Resgatto, um projeto voltado para proteção, reabilitação e adoção desses animais. O estabelecimento receberá no máximo dez gatinhos, que serão substituídos conforme os residentes do espaço encontrarem novos lares.
– Nossa parceria se resume em acolher os gatinhos como um lar temporário até que eles encontrem uma família definitiva – conta Rafaela.
Por conta disso, os cafés contam com áreas destinadas especialmente para os gatinhos, e, para interagir com eles, é necessário pagar um valor simbólico, definido pelo próprio espaço, que é destinado ao cuidado e resgate desses animais. No caso da Affogato, para entrar na Catland, os interessados deverão pagar de R$ 10 a R$ 30, podendo ficar de 15 minutos até 1 hora com os felinos residentes.
Vale ressaltar também que há regras para entrar no espaço com os gatos. É necessário que a pessoa deixe seus pertences em um armário, além de entrar sem os sapatos. Também não é permitido acordar os gatinhos, caso eles estejam dormindo, assim como oferecer alimentos vindos de fora. Crianças menores de 10 anos precisam estar acompanhadas de um responsável e é solicitado que fotos sejam tiradas sem flash. A recomendação é que os interessados agendem visitas pelo site, principalmente aos finais de semana, já que há mais movimento.
Caso você se apaixone por um dos gatinhos disponíveis e queira torná-lo seu companheiro de vida, basta preencher um formulário de adoção preparado pelo Resgatto e esperar uma avaliação das respostas. Após a análise, o projeto entra em contato com os interessados e define os próximos passos a serem seguidos. Se você já possui felinos de estimação e gostaria de levá-los para conhecer o café, as sócias garantem que, em breve, um espaço cat-friendly será aberto no segundo lugar da casa, para você poder passear com o seu bichano.
AFFOGATO CAT CAFÉ
Endereço: Rua Coronel Bordini, 231, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre
Horário de funcionamento da cafeteria: de terça a sexta, das 13h30min às 18h30min; sábado e domingo, das 10h às 18h30min.
Visitação aos gatinhos: de terça a sexta, das 14h às 17h; sábado e domingo, das 11h às 17h30min.
Agendamento de visitas pelo do site
@affogatocafe