Quatro dias mergulhados na maior feira de gastronomia de food service do mundo nos levaram para o futuro. Se ele está próximo ou não, só os negócios nos dirão. Mas já podemos ter uma breve noção do que os próximos dias, meses ou anos nos trarão, isso porque a National Restaurant Association Show 2023 apresentou insights e provocações para toda cadeia do setor de comidas e bebidas.
Confira três provocações que acompanhamos na feira, junto com o Sebrae RS e dez empreendedores do nosso Estado, e que você já pode inserir no seu negócio.
1. GERAÇÃO Z
TikTokers, nômades digitais, com consciência ESG: independente do perfil da Geração Z, nascidos entre o final dos anos 90 e os anos 2010, é preciso estar atento ao que eles querem para agora e para o futuro. Isso porque já correspondem a mais de 30% da população mundial, ou seja, quase 2,5 bilhões de pessoas, e vêm ditando muitas das tendências de consumo dos últimos anos.
Na NRA Show deste ano, uma das principais preocupações dos expositores foi justamente com essa geração. Além das embalagens mais “pops”, cheias de cores e frases de efeito, e das opções de produtos saudáveis, o posicionamento de marca é uma questão importante para eles. Assim, marcas que tenham propósito claros, presença digital forte e marcante, ambientes de trabalhos positivos e, principalmente, autenticidade, terão mais chances de conquistar essa galera.
2. PLANT-BASED
Ovo de grão-de-bico, frango e hambúrgueres à base de vegetais, sushi de abacate e pepino? A tendência do plant-based vem se concretizando ano após ano. Na feira, isso se mostrou ainda mais forte, com mais produtos de origem não-animal, como pepperoni, mistura para omeletes, frango empanado feito de proteína de soja e muitos outros itens que possibilitam os adeptos do veganismo e vegetarianismo a se alimentarem de forma mais diversificada e limpa.
3. HOSPITALIDADE
Pessoas. Essa é a palavra-chave do evento. Aliada à tecnologia, ao plant-based, aos novos sabores ou seguindo a mesma ideologia do seu negócio há anos, o lema da vez é cuidar as pessoas. Sejam os seus clientes ou os seus colaboradores, são elas que estão por trás de toda cadeia de alimentos que gira o mundo. Por isso, apostar no bem-estar e na valorização do colaborador planta sementes que dão frutos no atendimento de qualidade e na retenção dos clientes.
Confira mais sobre os conteúdos que produzimos na NRA Show 2023 no nosso Instagram @destemperados