No 94º episódio do Foodcast, Diogo Carvalho, Lela Zaniol e Anahís Vargas conversaram sobre o surgimento das comidas de rua e a ascensão dos bairros industriais ao redor do mundo. Ao final do programa, o trio estreia o quadro Notícias no Micro-ondas, no qual compartilham notícias quentinhas da gastronomia que ocorrem nos últimos dias.
Ouça no Spotify
Assista no YouTube
NA PAUTA
Comida de rua
Nova York dita comportamentos que rapidamente se espalham pelo mundo, e, na gastronomia, não seria diferente. Uma das grandes contribuições nova-iorquinas é a comida de rua. Moradores e turistas com baixo orçamento encontram refeições a partir de 10 dólares em barraquinhas de imigrantes, especialmente mexicanos e indianos. Nesses lugares, o lanche é servido rapidamente e é feito para comer com as mãos.
Com isso, surgiu o estilo de pizza nova-iorquino, que é maior do que as redondas italianas, com massa mais fina e menos crocante do que a que estamos habituados. Graças a essas características, eles têm o costume de dobrar a pizza e comer com as mãos.
Uma curiosidade é que usar talheres para comer pizza em Nova York é uma gafe tão grande que, em 2014, o prefeito Bill de Blasio foi fotografado cometendo esse crime gastronômico e virou matéria no The New York Times.
Bairros industriais e gastronômicos
A gastronomia transformou a realidade de muitos bairros industriais ao redor do mundo, que antes tinham um fluxo baixíssimo de pessoas, mas que, com a chegada de novas opções gastronômicas, começaram a atrair moradores de outras regiões e turistas. Um grande exemplo disso é o LX Factory Lisboa, uma antiga fábrica que virou um dos lugares mais badalados da cidade.
O espaço de lazer conta com mais de 50 restaurantes, bares cafés e lojas. É um food hall, mas também é algo que vai além. Assim como o Mercado Paralelo, em Porto Alegre. Esses locais também contam com muitas atrações culturais e shows, para estar sempre convidando os moradores a voltar.
Trazendo a discussão para a realidade porto-alegrense, nós temos um grande exemplo de região transformada pela gastronomia: o Quarto Distrito, que se consolida dia após dia como o maior polo de cervejarias artesanais do Brasil. A vida noturna de Porto Alegre se mudou para lá!
SOBRE O FOODCAST
O Foodcast é o podcast produzido pela equipe do Destemperados. De forma descontraída, compartilhamos curiosidades sobre os temas acima. Esperamos que vocês se divirtam!
Os episódios são gravados no Studio Destemperados, o espaço de produção de conteúdo da plataforma, em Porto Alegre. A ideia é que o Studio seja o cenário de toda a criação de conteúdo que o público já conhece: receitas, entrevistas, vídeos, fotos, gravações do Foodcast e do Destemperados FM.