Quem assiste ao "BBB 21", sabe que não importa qual seja a edição do reality show, o que sempre vamos assistir são tretas e discussões envolvendo comida. Seja na Xepa ou no Vip, o que não faltam são motivos para os participantes arranjarem brigas, ou possíveis desentendimentos envolvendo nossa amada gastronomia.
Agora, na reta final do programa, separamos algumas situações gastronômicas, que deram o que falar, e que trouxeram algumas discussões para o mundo externo da casa.
COBERTURA NO BOLO DE CHOCOLATE
Fiuk e Juliette protagonizaram muitas das discussões da casa. Desta vez, com os dois brothers no Vip, FIuk presentou a casa com um bolo de chocolate e uma cobertura. Foi logo depois que Juliette se serviu, que o brother comentou, na frente de Pocah e Thaís: “A cobertura que eu fiz era pra todo mundo”.
O comentário de Fiuk trouxe a tona uma grande discussão na casa, tudo porque Juliette se serviu cobertura a mais... Dentre tantas farpas, o cantor acabou fazendo mais cobertura, mesmo afirmando anteriormente que não havia mais ingredientes para fazer outra.
A TRETA ENVOLVENDO CUSCUZ
É farofa ou cuscuz? O participante Fiuk, entrou em outra discussão com Juliette, mas dessa vez por causa do preparo de cuscuz. Tudo começou quando o brother, tentou fazer uma farofa com flocão de milho, ingrediente que, na verdade, é para fazer cuscuz.
À base de farinha, polvilho, milho, arroz ou mandioca, o cuscuz ganhou diferentes versões ao longo dos séculos. O prato típico do norte da África passou a fazer parte do cardápio brasileiro e, hoje, é um alimento básico na mesa da população, principalmente no Nordeste do país.
Para fins de curiosidade:
Ele pode ser incrementado com os mais variados ingredientes e servido em diferentes ocasiões, do café da manhã ao jantar. Há versões do cuscuz em flocos ou como farinha bem fininha. A forma de preparo é simples: a sêmola é umedecida, cozida no vapor, na panela ou na cuscuzeira, e servida com os acompanhamentos.
- CUSCUZ NORDESTINO: É feito com farinha de milho flocão, aquela amarelinha. Normalmente, é preparado na hora de servir e degustado ainda quente. É a versão mais simples do prato.
- CUSCUZ PAULISTA: Feita com farinha de milho, a versão paulista é salgada e servida fria em fatias. Nesta receita, utilizamos a farinha de milho fina, mas você também pode usar a flocada.
- CUSCUZ MARROQUINO: A versão marroquina é feita com a sêmola de trigo hidratada e servida em temperatura ambiente. Basta escolher o acompanhamento e os temperos de sua preferência.
ARROZ QUEIMADO DO MONSTRO DA JULIETTE
Quando Fiuk e Juliette cumpriram juntos o Castigo do Monstro, onde estavam vestidos de policial de trânsito e que, precisavam se revezar na guarita que ficava no gramado na casa, a sister ficou inconformada ao perceber que não tinha comida pronta na Xepa. - E com toda razão, visto que o arroz que tinha na panela estava queimado.
Na ocasião, Projota pediu ajuda para solucionar o problema, mas não pode ajudar, já que nem arroz o brother sabia fazer...
PROJOTA E SEU GOSTO PECULIAR
Projota será lembrado pelas comidas (principalmente as que não comeu), e além dos conflitos com muitas comidas, Projota também não se destaca pelas competências de chef...
No almoço do anjo Arthur, logo no início do programa, o rapper aceitou o convite do aliado com hesitação, porque sabia que o pedido do almoço especial seria lasanha (prato tradicional das famílias brasileiras, que o participante não costuma gostar de comer), o que para muitos espectadores foi considerado quase como um crime.
Depois da polêmica envolvendo a lasanha, e a justificativa que o brother seria intolerante à lactose, houveram novas peculiaridades no cardápio do rapper. Além de ingredientes que contêm lactose, a lista de comidas das quais Projota "reclamou" também inclui goiabada, brócolis, rapadura e banana-da-terra. Projota, nos ajuda a te ajudar...
MAIONESE COM LÁGRIMAS DO FIUK
Recentemente, perto das últimas semanas do confinamento, Fiuk protagonizou uma cena peculiar: Com medo de sua possível saída do programa, o brother mostrou seus dotes para fazer uma maionese caseira. Com as emoções a flor da pele, pudemos presenciar o participante um tanto quanto emotivo para bater a maionese no bowl. Uma cena épica desta edição.
CANJICA DA FESTA DO LÍDER GILBERTO
Embora seja um prato popularmente conhecido no nosso país, ainda existem dúvidas sobre as diferenças da canjica nordestina e da servida em outras regiões. O assunto surgiu nas redes sociais depois que Gil Nogueira, participante do Big Brother Brasil 21 pediu a receita no cardápio da festa do líder.
A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.
- Canjica branca: é popularmente servida em festas juninas. No Nordeste, é chamada de mungunzá. A receita pode ser feita com canela, leite de coco, e servida quente ou gelada.
- Canjica amarela: é similar ao prato conhecido como curau em outras regiões do Brasil. Comumente usada para o preparo de bolos e tortas por ter um sabor mais marcante.
O Big Brother 21 acaba em uma semana, e podemos afirmar que iremos sentir saudades dessas e outras tretas envolvendo a gastronomia que tanto amamos!