A novidade do momento são os ovos à base de plantas! O fundador do Grupo Mantiqueira, Leandro Pinto, aposta no potencial de crescimento do mercado de produtos sem origem animal. Depois de burgers, hot dogs, linguiças, carnes, leites e queijos veganos, o novo produto da lista é o ovo. A maior granja da América do Sul lançou sua própria linha vegana, com insumos que têm a textura e o sabor do ovo, sem terem vindo das galinhas.
A granja Mantiqueira, que cria galinhas desde o final dos anos 80, buscou inovar sua própria foodtech, a N.Ovo. A startup começou com ovos de plantas para receitas e agora terá seu próprio ovo mexido. Apesar de ser embalado em uma caixa de ovos comuns, o produto é um pó à base de plantas que pode ser usado como substituto de 12 ovos em receitas como bolos, tortas, pães, massas, panquecas e o que mais a imaginação mandar. Ah, e ainda usa ervilhas, linhaça e uma combinação de fermentos em sua composição, para ser proteico como o próprio ovo.
A formulação do produto é ideal para pessoas intolerantes, alérgicas ou quem não quer consumir mais ovos. Segundo os fundadores, o pontapé para a criação da foodtech da própria Granja veio de uma viagem aos Estados Unidos, ao ouvir uma palestra de Paul Hawken, autor do livro “Drawdown: 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática”.
Possivelmente, os ovos plant-based sejam só o início dessa nova foodtech que, a partir do início de 2021, se tornou uma operação a parte, e a granja virou uma das investidoras. Foi no mesmo momento em que o novo produto chegou aos supermercados: os ovos mexidos plant-based.
Com a N.ovo, a gigante e renomada granja foi dos dois extremos: da maior produtora de ovos do país ao mais novo produtor de ovo à base de plantas.