O McDonald's confirmou sua própria linha de carnes à base de plantas para 2021. Já não era sem tempo da rede aproveitar essa tendência ao redor do mundo para lançar seu próprio produto. O McPlant será um sanduíche com hambúrguer à base de plantas, servido em um pão de semente de gergelim e com todas as coberturas habituais.
Estamos vendo o quanto esses alimentos plant-based representam uma revolução nos últimos anos. A indústria tem investido na substituição da proteína animal para atender à demanda especialmente dos mais jovens. Esse mercado está crescendo à medida que os clientes mudam suas preferências para alternativas mais saudáveis e sustentáveis. De acordo com o Good Food Institute, as vendas de carnes vegetais cresceram 38% de 2017 a 2019; e conforme a Polaris Market Research, o mercado de carnes à base de vegetais deve atingir o valor de US$ 35,4 bilhões até 2027.
A questão mais polêmica é que a Mc Donald's já atuou com hambúrguer vegetal anteriormente, mas em parceria com a Beyond Meat, especializada em substitutos veganos para a carne. No entanto, resolveram encerrar os testes este ano e desta vez, o novo produto seria resultado de desenvolvimento interno. A divulgação do lançamento derrubou parte das ações da Beyond, mesmo depois da companhia declarar autoria de co-criação no McPlant.
O McDonald’s não é a única rede de fast food entrando na tendência plant-based. O Burger King já tem um hambúrguer vegetal, por meio de parceria com a Impossible Foods, empresa de carnes vegetais apoiada por Bill Gates, Serena Williams e outras celebridades como Katy Perry e Jay-Z. Além deles, outras redes norte-americanas como Carl’s Jr., Dunkin ’Donuts, Subway e Del Taco também criaram substitutos à base de plantas nos últimos anos.