Para tudo que você está fazendo, porque o primeiro Foodcast do ano está no ar! Com bom papo e boas risadas (como sempre) abordamos diferentes assuntos em torno da gastronomia, para que todos os amantes do tema fiquem por dentro das últimas novidades e tendências ao redor do mundo. Então bora ficar por dentro de tudo que rolou na última semana?
No episódio falamos sobre as comidas de praia, e o quanto o que comemos no Brasil que é diferente do que o resto do mundo! Pensem comigo: pastel, fritura, milho cheio de manteiga, água de coco geladinha, caipirinha na medida, não tem como alguém ser infeliz na praia comendo isso. Mas o cenário de outros lugares no planeta é completamente diferente. Por exemplo: no Chile, as límpidas praias não permitem aos visitantes circular com comida e muito menos com bebida alcóolica, assim, nada de quiosque ou barraquinha. Subindo um pouco mais pelo mapa, chegamos no México, e lá, não diferente do que estamos acostumados de ouvir da gastronomia mexicana, encontramos guacamole na praia. Já na Culebra, em Porto Rico, temos que agradecer pelas alcapurrias, um prato de fritos que você encontrará em barracas de beira de estrada em todo o país. Já no Havaí, a única coisa que a gente vê mais do que camisas floridas é um prato de peixe grelhado, ou frito, empilhado em uma tortilla de farinha macia. Nas praias australianas, o que vamos encontrara é o famoso Fish and Chips, e com uma cerveja gelada Toohey's ou Victorian Bitter.
Além disso, trouxemos algumas disputas diplomáticas em torno da origem de pratos populares. Explico: a sopa de beterraba está no centro da nova briga entre Ucrânia e Rússia, acreditam? Abre aspas: “Ucrânia empreende agora um embate mais saboroso com o poderoso vizinho: a origem do borscht, uma espécie de sopa de beterraba consumida com gosto em toda a Europa Oriental.” Já no no Oriente Médio, a briga é pelo hummus, aquela pasta de grão-de-bico que faz parte do cotidiano de árabes e judeus desde a Antiguidade. Israel usa a citação do Livro de Ruth para provar que o hummus é judaico. E o Líbano propôs tirar a prova com um concurso: quem ficaria com a honraria seria quem produzisse a maior tigela da pasta. A verdade é que gente sempre pode se inspirar na cultura do outro e ter esse compartilhamento, né. Afinal, comida boa precisa ser compartilhada!
E por fim (mas não menos importante) falamos, em primeira mão, sobre os boatos de que Paola Carosella saiu do Masterchef para entrar como curadora gastronômica no Destemperados. Tá, é brincadeira, mas desejamos uma nova jornada incrível a essa grande chef!
Abaixo compartilhamos os links das matérias completas:
11 Stunning Beaches Around the World
Matéria completa: Travel Channel
A comida que é alvo de disputas no Oriente Médio
Matéria completa: BBC
As disputas diplomáticas em torno da origem de pratos populares
Matéria completa: Veja