Em busca de entender o que os clientes procuravam ao consumir produtos ou ao viver as experiências do local, o Justo, bar localizado nas escadarias do viaduto da Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, desenvolveu uma série de pesquisas com seus consumidores nos primeiros meses de pandemia. Uma das ideias que surgiu da análise dos resultados foi o Selo Justo, uma certificação para marcas que carregam os mesmos valores e ideais do bar.
- O Selo Justo certifica as empresas que acreditam nos mesmos valores que os nossos e que tenha produtos que interessem o perfil de nossos consumidores -, afirma Adelino Bilhalva, um dos sócios do local.
Na pesquisa, os clientes responderam que buscavam locais para comprar itens essenciais para sua despensa, produtos de qualidade, naturais, orgânicos e locais. Além disso, Adelino conta que os resultados mostraram que as pessoas consomem o Justo, principalmente, pelo posicionamento do negócio.
- Percebemos que esse aspecto seria decisivo na hora de selecionar empresas parceiras para o e-commerce. Isso também é resultado de tendências de consumo, durante a pandemia as pessoas estão valorizando mais do que nunca marcas engajadas -, declara o sócio-proprietário.
A ideia é que as empresas apliquem um questionário de 16 perguntas, que tratam de questões de gênero, política empresarial trabalhista, sustentabilidade, entre outros. É necessário que a empresa se encaixe em pelo menos cinco dos valores apresentados para que seja parceita no e-commerce do Justo e também seja divulgada para o público consumidor.
- O Justo não é só um bar. Acreditamos ser uma plataforma que cria projetos deselitizadores em torno da gastronomia. Acreditamos que em tempos de pandemia isso é ainda mais importante. Queremos nos cercar de produtores que tenham essa mesma "vibe" e, para isso, criamos o Selo Justo. Empresas, profissionais, artesãos, artistas, ONG`s, ou qualquer iniciativa que produza algo que tenha interesse e que complete pelo menos um terço da lista. Contamos com apoio da população para fiscalizar essas iniciativas e esperamos que esses requisitos se tornem metas para empresas a fim de tornar o mercado mais humano -, destaca Bilhalva.
Após a verificação é emitido um certificado e disponibilizado material gráfico de apoio. Atualmente recebem o selo justo as marcas Panfácil, Zapata, Creäm, Cafés Baden e Trybo. O questionário está disponível em http://justo741.com.br/selo-justo/
As políticas de preço justo que dá nome ao local e a de democratizar a boa comida foram mantidas no delivery que entrega em mais de 30 bairros de Porto Alegre, através de uma cooperativa de motoboys, e há também a opção para retirar sem custo.
JUSTO
Av. Borges de Medeiros, 741 - Pavimento superior do viaduto Otavio Rocha, sobre as escadarias do Passeio Verão.
@justo741
justo741.com.br/