RESTAURANTES FECHANDO
Os restaurantes chineses nos Estados Unidos estão fechando e, muitos dos donos estão felizes com isso. De acordo com uma reportagem do New York Times, os estabelecimentos localizados, normalmente, nas chinatowns de várias cidades americanas são passados de gerações em gerações, mas o problema é que os filhos e netos dos imigrantes que criaram esses locais já não estariam mais interessados pelo negócio dos pais – que comemoram o acesso da nova geração a universidades. Apesar disso, ainda há 45 mil restaurantes chineses por lá, segundo a revista Time. Esse número é maior do que o de todos os McDonald’s, KFCs, Pizza Huts, Taco Bells e Wendy’s juntos.
Episódio: #44
FIM DAS TRATTORIAS
Segundo uma matéria do site Eater, está cada vez mais difícil encontrar uma tradicional trattoria – aquela clássica cantina italiana – em Roma. Os motivos são o aumento dos aluguéis nos arredores de pontos turísticos e também a tentação dos donos em mudar para um estilo de cozinha que agrade mais aos turistas, o que acaba descaracterizando os lugares. "Os restaurantes familiares tem duas saídas: alguns melhoram seu jogo e emergem mais sofisticados. Outros viram caricaturas de si mesmos”, cita a matéria.
Episódio:#28
AJUDA AOS PEQUENOS
No Brasil, um dos botecos mais antigos, o Bar Luiz, no Rio de Janeiro, só não fechou por causa de uma comoção gerada nas redes sociais no ano passado. O motivo foi a mudança de interesse do público jovem, que busca incessantemente por novidades. Agora, a aposta do bar para continuar aberto, depois que tudo passar, é o delivery. O problema é que a disputa é grande, já que até os restaurantes mais consagrados mudaram o foco para as entregas durante a pandemia.
Episódio: #32
AS GRANDES REDES TAMBÉM SOFREM
E o mundo não mudou apenas para os negócios gastronômicos familiares. As grandes redes também tentam se adaptar às mudanças culturais e tecnológicas para continuar no mercado. A Pizza Hut, por exemplo, resolveu encerrar as operações de mais de 500 restaurantes que não estão atingindo as metas de vendas nos Estados Unidos. E mais unidades devem fechar as portas por lá nos próximos dois anos. A justificativa da empresa é focar todos os seus esforços no delivery.
Episódio: #7