VINHO XING LING
No ano passado, a Revista Veja publicou uma matéria sobre a bebida produzida na China, chamada no texto de vinho “xing ling”, fazendo uma associação aos produtos eletrônicos que vêm de lá. “A exemplo do que ocorreu em outras áreas, como a automobilística, os chineses aprendem copiando o que há de melhor no mundo.” Entre 2000 e 2011, as importações de vinho na China cresceram 26.000% e o país já é o quinto maior consumidor da bebida. E não é só o consumo que está em crescimento, eles já são o 10º maior produtor de vinho do mundo.
Episódio: #26
FAMÍLIA ROTHSCHILD
Extremamente rica, estabelecendo uma dinastia bancária na Europa, a família investe em vinhos desde 1868. Acredita-se que, no século 19, possuía a maior fortuna privada do mundo. Recentemente, os Rothschild compraram alguns vinhedos na China com o objetivo de produzir um vinho de ponta. “Um vinho de que os chineses sintam orgulho”, disse Saskia de Rothschild, presidente do grupo, para o jornal Independent. Desde 2017, o Chateau Lafite, tradicional vinho da família, vem sendo 100% produzido no país por chineses.
Episódio: #40
PORCOS GIGANTES
A peste suína africana praticamente acabou com os rebanhos de porcos da China no ano passado. Foram centenas de milhões de animais mortos. Segundo dados da Agência Embrapa de Informação Tecnológica, os chineses comem, em média, 30 quilos de carne suína por ano – no Brasil, nós comemos, em média, 12 quilos. Devido a essa alta demanda, fazendeiros chineses estavam criando superporcos de até 500 quilos. Ao invés de comprar novos rebanhos, eles estavam engordando muito os animais que sobraram.
Episódio: #32
ALTA NO PREÇO DA CARNE
A carne vermelha ficou mais cara no Brasil, e a principal causa desse aumento é a altíssima demanda que veio da China, diretamente relacionada ao tópico anterior sobre a peste suína. Antes disso, o país produzia e consumia mais da metade da carne de porco do mundo todo. Na falta de porco, os chineses estão vindo buscar a nossa carne. De acordo com o jornal The Guardian, outros países sentiram esse mesmo impacto. A China vem lidando com isso desde setembro de 2018, e o preço da carne de porco nos Estados Unidos subiu 70% por causa das importações chinesas. Mas por que a carne bovina também foi afetada? A demanda é tão alta que não tem carne suína suficiente no mundo para dar conta e, por isso, os chineses estão comprando carne vermelha também.
Episódio: #39