PAOLA CAROSELLA E KFC
Nessa semana, Paola Carosella foi o centro de uma polêmica no Twitter. A chef criticou na rede social o novo lançamento do KFC: nuggets feitos em impressoras 3D. "Olha que linda a sua comida do futuro, parabéns aos envolvidos, continuem assim que o futuro vai ter gosto de papelão molhado e cloroquina radioativa", comentou Paola. A proposta da franquia é ter um produto totalmente sem origem animal, e esse é o grande argumento das pessoas favoráveis à ação, por ser uma comida produzida sem o sacrifício animal e agressão ao meio ambiente. No entanto, a chef segue na defesa em torno da comida de verdade, considerando que os ultraprocessados contribuem para os altos índices de obesidade e hipertensão da população mundial.
Episódio: #54
RAPHAEL DESPIRITE E MASTERCHEF
Despirite postou um comentário, também no Twitter, ironizando os participantes do Masterchef. “Já temos mais ex-masterchefs influencers do que eletricistas confiáveis no Brasil”, comentou. A postagem foi seguida por inúmeros comentários, alguns concordando, outros, não. A discussão girou em torno de que, por um lado, estimula as pessoas a cozinharem. Por outro, a glamurização da profissão pode passar uma imagem um pouco distante da realidade de quem assiste ao programa. Na Inglaterra, a chef Marianne Lamb, que ficou em terceiro lugar do Masterchef Profissionais britânico, contou à rádio BBC que abriu o tão sonhado restaurante em 2013, mas desistiu dele ano passado porque, segundo ela, "o restaurante quase me matou" - falando sobre a pressão e sobre o trabalho duro e pesado de manter um estabelecimento.
Episódio: #19 e #20
ROBERTA SUDBRACK SOBRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
No episódio #46, conversamos com a nossa querida Roberta Sudbrack sobre uma publicação que ela fez para o site Comida Invisível sobre a lei da França que obriga os supermercados a doar os alimentos não vendidos para caridade - o país foi o primeiro no mundo a tomar essa iniciativa. A chef leva muito a sério o assunto do desperdício de alimentos e comentou que, antes da lei, o francês jogava de 20kg a 30kg de alimento fora por ano, e o objetivo do plano é reduzir pela metade esse número até 2025. A publicação foi compartilhada por veículos do mundo todo. "É um pensamento, é educacional, é você se conscientizar e pensar sempre no gesto de colocar fora, sempre tem uma saída para o ingrediente e para usar todas as partes dele antes de jogar no lixo", acredita a chef.
Episódio: #46
CHEFS BOICOTADOS
Nos Estados Unidos, no ano passado, muita gente fez campanha para o boicote do Momofuku, restaurante comandado por um dos chefs mais populares do mundo, o David Chang. O motivo: um dos investidores do restaurante fez uma doação de 250 mil dólares à campanha do Donald Trump para presidência. O boicote não atingiu só o Momofuku, porque ele investe em vários outros restaurantes e empresas. No Brasil, Helena Rizzo, chef do Maní, em São Paulo, sofreu boicote por se posicionar contra o Bolsonaro durante as eleições em 2017.
Episódio: #23