A pandemia alterou muitos comportamentos dos brasileiros e um deles foi o hábito de pedir comida por aplicativo. Seja quando a saudade do restaurante favorito aperta ou quando bate a preguiça de cozinhar algo em casa, o delivery virou o melhor amigo de muita gente e, principalmente, dos restaurantes que tiveram que se adaptar à nova operação.
Os gastos com telentrega cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, que analisou as despesas dos usuários dos três principais aplicativos de delivery — Rappi, iFood e Uber Eats. Dezembro de 2020 foi o mês com maior gasto. Se comparado com março, no início da pandemia, o aumento foi de 187%.
Mas será que realmente é seguro pedir comida em casa? Quais os cuidados devemos ter? Nós conversamos com a chefe da equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Paula Marques Rivas, para esclarecer algumas dúvidas sobre delivery para que ninguém fique sem a comida do restaurante favorito.
É SEGURO PEDIR DELIVERY?
Sim, é seguro. Pode pedir sua comida favorita desde que você conheça o restaurante e saiba que ele segue todas as orientações de higiene, da produção até a entrega do alimento. "A prática de delivery também previne o trânsito de pessoas pela cidade, prevenindo a disseminação do vírus e a exposição da população", afirma a especialista.
TELENTREGA OU TAKEAWAY?
Pedir a telentrega, neste momento, é a melhor opção para evitar o trânsito de pessoas, inclusive as dos grupos de risco. Mas vale lembrar que a segurança, nos dois casos, depende das boas práticas de manipulação do estabelecimento.
CUIDADOS AO RECEBER O PEDIDO
Retire o produtos da embalagem e descarte-a imediatamente. "Durante este procedimento, tenha cuidado para não tocar com as mãos em qualquer outro lugar (rosto, superfícies, utensílios, etc.)", relembra Paula. Depois disso, não se esqueça de lavar bem as mãos!
HIGIENE DAS EMBALAGENS
A orientação da especialista é descartar as embalagens, caso não seja possível, deve ser realizada a higienização com álcool 70% em todo pacote, e assim também nas superfícies em que a embalagem encostou.
DESCARTE DOS PACOTES
"Assim como qualquer resíduo, deve estar devidamente acondicionado em lixo, envolto por sacos plásticos, em uma lixeira com tampa, preferencialmente, de acionamento não manual", afirma.
QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS PELO RESTAURANTE?
O estabelecimento deve ter uma equipe devidamente capacitada nas boas práticas de manipulação dos alimentos e enfatizar a importância da higiene da cozinha e, da mesma forma, de quem irá manipular os alimentos, principalmente na higienização de mãos. "Além desses cuidados, o estabelecimento deve estar atento às condições de saúde de seus colaboradores, tomando as medidas necessárias para segurança dos alimentos, bem como de sua equipe", comenta a especialista.
NO PICO DE CONTAMINAÇÃO, É RECOMENDADO EVITAR OS DELIVERIES?
"Havendo os cuidados citados, o consumo de alimentos nesta modalidade é seguro e resguarda as pessoas em suas residências, contribuindo para a prevenção da disseminação do patógeno", afirma.
Então, pode ficar tranquilo que sem o seu prato favorito você não ficará.