Sorvete é bom em qualquer hora do dia. É bom no verão e no inverno. É bom sozinho, com os amigos ou com a família. É bom em buffet ou em casquinha, sabor chocolate ou de fruta.
A verdade é que não vivemos sem sorvete. Por isso, ele é o nosso primeiro homenageado na série de semanas temáticas que teremos durante o ano. A partir de hoje, todas as semanas terão um tema, seja ingrediente, seja prato.
Durante esta semana, publicaremos dicas, truques, listas de lugares para visitar, receitas e experiências em sorveterias.
Reza a lenda que o sorvete teve origem na China, quando uma sobremesa foi congelada na neve e acabou fazendo sucesso. Depois, a ideia se espalhou e chegou na Itália, adquirindo a forma de sorvete que conhecemos hoje. Ainda bem!
Para começar, uma curiosidade. Você sabe a diferença entre sorvete e sorbet?
O sorvete recebe na receita ingredientes como leite e creme de leite. Por isso, é mais gorduroso, o que influi também na sua consistência. Além dos sabores, pode ter adição de ovos.
Já o sorbet é feito com água e frutas e mais parece uma raspadinha. A receita é mais simples e leve, resultando em uma textura mais granulada.
Ficou com vontade de sorvete? Acompanhe o site durante esta semana, mas antes confira as listas de lugares que fizemos para provar sorvete tanto em Porto Alegre quanto no Brasil.
// 14 lugares para tomar sorvete em Porto Alegre
// 10 sorveterias pelo Brasil que curtimos muito
// 9 sorvetes incríveis que provamos em cidades italianas
// 15 receitas com sorvete de blogs que gostamos
// Sorvete caseiro de amora em quatro passos