*Texto por Luiz Américo Camargo, crítico gastronômico e autor do livro Pão Nosso
A inspiração para este texto veio de um dado recente do mercado de gastronomia, quase uma surpresa. Do que se trata? O movimento de restaurantes, no último trimestre de 2015, foi melhor do que o setor previa. O que, em tese, parecia difícil de acontecer (a crise na política e na economia, reconheçamos, parece estar longe de um desfecho). Qual é a explicação?
Entre as possibilidades levantadas pelos empreendedores, uma merece destaque e é a partir dela que eu vou estruturar a minha coluna. Resumindo: com dólar alto e muitas incertezas, um contingente razoável do público deixou de ir para o Exterior, preferindo deslocamentos curtos, ou mesmo evitando viajar, movimentando as opções locais de entretenimento.
Aproveito a hipótese e levo a ideia mais adiante: se você também adiou a ida a Paris ou Nova York, por que não dedicar uma parte do verão ao exercício de ser turista na própria cidade? Que tal aproveitar para conhecer restaurantes novos, provar drinks em balcões ainda não explorados, fazer aquela expedição eternamente adiada a enclaves de comida étnica que ainda não conhecemos?
Imagine – em especial, no caso de quem mora nas metrópoles – que as escolas estão de férias, e muita gente foi para a praia ou para o Interior. O trânsito parece mais amigável, há tempo extra para caminhar e desfrutar de ruas e locais públicos com olhar de forasteiro. Aliás, por que dirigir se a proposta justamente é ficar à vontade para tomar um coquetel, um vinho?
Faça uma seleção de atrações. Inclua um quitute icônico numa vizinhança tradicional. Ponha na lista um bar onde você nunca se permitiu uma estada mais demorada. Arrisque-se pelo trabalho de um novo chef, encare um menu mais ousado. Revisite uma cozinha clássica da cidade e mexa em memórias gustativas, urbanísticas, pessoais. A experiência de turismo em casa, digo por experiência própria, pode ser surpreendente. E, tenha a certeza, a fatura será cobrada em moeda local.
Por fim, torçamos para que 2016 também reverta expectativas e seja muito acima do que se espera. Boas refeições para todos.