O perfil do paladar da população brasileira tem mudado com o passar do tempo. E a mesma tendência pode ser vista quando se trata de doces. Notada em diferentes níveis, essa modificação chega até mesmo ao universo dos docinhos de festa, que ganharam novos formatos e sabores em aniversários, formaturas e casamentos de 30 anos para cá. O que pe tradicional, porém, permanece. E convive lado a lado com as tendências que vão surgindo.
Proprietária do Delícias D'Alícia, Alícia Thorstenberg, 70 anos, aprendeu a arte de doces, pães, cucas e sonhos ainda na adolescência, quando entrou para um convento, onde conviveu com irmãs alemãs e austríacas. Mesmo não tendo seguido a carreira religiosa - preferiu ser professora -, Alícia levou adiante os conhecimentos. Incentivada por amigos e familiares, passou a aceitar encomendas de doces. O resultado foi uma vida de sucesso no mundo das confeitarias - ela comandou a Bombocado, em Porto Alegre, por quase 10 anos.
- Faço meus docinhos à mão, de forma artesanal, e não adiciono nenhum tipo de ingrediente industrializado ou recheios prontos - comenta, explicando o êxito de sua empreitada. - Meu doce é tradicional, mas sempre estou em busca de novidades.
Alícia tem em doces como camafeu, quindim, bombom de castanha e olhos de sogra (nas versões ameixa e damasco) os itens mais pedidos. E encara as tendências que surgem com tranquilidade.
- Percebi a mudança no perfil de doces e passei a aceitar encomendas diferentes da linha tradicional, como naked cake e bolos de Kit Kat. Tenho acompanhado essa mudança. Mas um amigo chef costuma dizer algo que eu concordo: "A tendência passa muito rápido, o tradicional permanece e será procurado" - acredita.
Em contrapartida, Neiva Buratto faz parte do novo mercado de doces, marcado por brigadeiros gourmet e bombons de chocolate. Formada em nutrição, Neiva trabalha com montagem de mesas de doces para festas há cerca de 12 anos, época em que percebeu uma nova tendência e uma necessidade de maior especialização na produção de eventos. Hoje, ao lado do filho Leandro, ela atende de cinco a 10 festas por semana, o que pode render até 16 mil docinhos, dependendo do número de convidados.
- Como a demanda é muito alta, trabalhamos com um número de 20 a 30 doceiras especializadas em cada tipo de doce que nos fornecem as criações. Temos uma doceira para os doces de ovos, outra para o de nozes, outra que faz os brigadeirs gourmet e outras que fazem os doces estilizados, por exemplo - explica Neiva.
Apesar da tendência atual que envolve muito chocolate, Neiva diz que os tipos de doces em cada festa dependem muito dos convidados.
- Costumamos fazer os doces tradicionais (com ovos, castanhas, nozes e frutas) para o público mais velho. Para o público mais jovem pensamos em produtos com doce de leite, Nutella e ganache, além, claro, dos brigadeiros gourmet, que atendem 100% dos convidados.
O moderno envolve muito as tendências do momento, que mudam a cada ano. Mesmo com o passar do tempo, o que é considerado tradicional hoje vai seguir com o mesmo status.
- O perfil dos doces vai mudar bastante, vai se trabalhar cada vez mais com chocolates recheados, mas os tradicionais vão continuar, principalmente pelo resgate feito em Pelotas - acredita Neiva. - Mas o mercado está exigindo cada vez mais coisas novas. Há 20 anos, por exemplo, o serviço de doces nas festas era feito pelos próprios garçons, em pratinhos, hoje já temos mesas e só tende a evoluir.
ALGUNS DOCINHOS DA ALÍCIA
CAMAFEU
A massa é feita com nozes e a cobertura é de açúcar glaçado.
CASADINHO
Doce que combina brigadeiro e branquinho.
OLHO DE SOGRA
Feito com ovos, coco e leite condensado e decorado com uma ameixa preta.
CASTANHAS
Doce glaçado de castanhas com leite condensado e cobertura de chocolate.
DELÍCIAS D'ALÍCIA
Fones: (51) 3464-5775 ou (51) 9918-1614
ALGUNS DOCINHOS DA NEIVA BURATTO
LAÇO CHANEL
Bombom de chocolate recheado com doce de leite e inspirado nas criações da estilista Chanel.
ALPINO CHIC
Envolto em bolinhas douradas, tem recheio de brigadeiro.
CHAMPANHE
Tubinho de chocolate belga recheado com ganache de champanhe.
FRUTAS VERMELHAS
Tubinho de chocolate belga recheado com ganache de frutas vermelhas.
NEIVA BURATTO MESAS DE DOCES
Fones: (51) 3062-0091 ou (51) 8148-1227
www.neivaburatto.com
* Conteúdo produzido por Juliana Palma