A carne de ovelha é um tipo de carne vermelha muito tradicional na campanha gaúcha. Com sabor marcante e muito delicioso, é uma opção versátil e elegante para servir em diversos momentos. Compartilhamos dicas de diferentes cortes para variar nas formas de preparo, sugestões de harmonização e duas receitas infalíveis.
DICAS DE PREPAROS
Confira as sugestões do chef Marcos Livi para preparar diferentes cortes de carne de ovelha
- Para fazer na panela: a indicação do chef é o T-Bone do pescoço ou um espinhaço para fazer o clássico “espinhaço de ovelha”. Outra dica é o Stinco de Cordeiro, que deve ser braseado primeiro e, na sequência, cozido na panela com tampa para ficar bem macio.
- Para assar no forno: os cortes curingas para fazer no forno são o pernil e a paleta. Nestes casos, ainda é possível agregar ao assado alguns tubérculos e vegetais marinados em cozimento lento.
- Para assar na grelha: o carré de cordeiro é sempre incrível, mas, para um preparo rápido e certeiro, a dica é optar pelo filé mignon.
Lela Zaniol, sócia do Destemperados e metida na cozinha, separou duas receitas. Uma marinada para quem deseja temperar bem a carne e depois assá-la no forno ou na churrascaria, e outra receita de um carré de cordeiro infalível.
MARINADA
Ideal para temperar uma paleta ou um pernil de ovelha
Ingredientes:
- 1 garrafa de vinho branco seco
- 1 xícara de suco de limão siciliano
- 1/2 xícara de folhas de hortelã
- ½ xícara de tomilho
- 2 ramos de alecrim
- 1 cebola roxa cortada grosseiramente
- 3 dentes de alho amassados
- 1 talo de salsão picado
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 3 folhas de louro
- 2 colheres (chá) de sal
Modo de preparo:
- Misture todos ingredientes e deixe a carne marinando na geladeira, dentro de uma bacia coberta por plástico-filme por pelo menos três horas (se necessário, vire a carne uma ou duas vezes para marinar por completo). Quanto mais tempo deixar no tempero, mais saborosa ficará a carne.
- Retire da marinada e leve à churrasqueira para assar. Se quiser, com o auxílio de um pincel, regue a carne novamente com um pouco do líquido enquanto assa, para dar ainda mais sabor.
CARRÉ COM FAROFINHA DE PÃO DE ALHO
Ingredientes:
- 1,5kg de carré de cordeiro limpo
- Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
- 4 pães franceses amanhecidos
- 1 dente de alho
- Temperinho verde a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo:
- Corte os carrés de cordeiro individualmente e tempere-os com sal e pimenta a gosto.
- Embrulhe os ossinhos dos carrés com papel-alumínio para protegê-los.
- Em uma frigideira, sele os carrés um por um com um pouco de azeite. Escolha o ponto da sua preferência. Reserve.
- Corte o pão em pedaços e disponha-os em uma tigela.
- Acrescente o alho, a manteiga, o sal e a pimenta.
- Leve ao forno para assar a 180 graus até que o pão fique crocante e douradinho.
- Passe o pão pelo liquidificador para formar uma farofa.
- Finalize a farofa com temperinho verde e sirva com o carré de cordeiro.
PARA HARMONIZAR
Conversamos com a enóloga Natália Frighetto, que compartilhou dicas de harmonização com vinhos. Se a sua escolha for paleta de cordeiro temperada em uma marinada com algum vinho, o ideal é que a harmonização seja feita com o mesmo rótulo.
No caso da sugestão da Lela, você pode combinar a carne com um vinho branco chardonnay ou com um sauvignon blanc para equilibrar com os temperos e trazer uma complexidade de sabor.
Se quiser apostar no carré de cordeiro, a sugestão é seguir no vinho branco ou então em um espumante brut para limpar a gordura da carne no paladar, já que são bebidas mais ácidas e combinam perfeitamente com carnes mais intensas.
Mas, se você não abre mão de uma tacinho de vinho tinto, escolha um merlot da campanha gaúcha.